#1 Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning 

 


 
Um especialista em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning é alguém especializado a trabalhar com IA, procurando perceber os padrões de aprendizagem de uma máquina. A sua principal função é criar soluções para problemas complexos em diversas áreas utilizando algoritmos e modelos e Inteligência Artificial. É uma profissão que requer domínio da Matemática, mas que, com o crescer da importância da IA no nosso mundo, será certamente uma das profissões mais procuradas e bem remuneradas no futuro. Formação na área da Engenharia ou da Programação será um primeiro passo importante para quem quiser seguir este caminho profissional. 

#2 Analista e Cientista e Dados 

 


 
Estas são duas profissões diferentes, mas com uma forte ligação entre si. Enquanto um Analista de dados recolhe, organiza e analisa grandes conjuntos de dados, um cientista de dados procura resolver problemas complexos relacionados com as análises previamente recolhidas. Em ambos os casos, conhecimentos na área da Estatística são valorizados, mas áreas como a Computação ou Programação também trazem valências importantes a estes profissionais. Isto porque, tanto na recolha e análise como na criação de soluções, é importante saber reconhecer e identificar padrões. Estas são profissões cada vez mais importantes, uma vez que oferecem às empresas e organizações uma importante base para que tenham mais informação na hora de tomar decisões estratégicas. É também uma área bastante ampla, sendo utilizada desde o mundo mais corporate até, por exemplo, ao desporto. 

#3 Operador de Equipamentos Agrícolas 

 


 
Pelo nome, é intuitivo perceber o que é um Operador de Equipamentos Agrícolas: é o profissional responsável por operar máquinas e equipamentos utilizados na prática da agricultura. Para além de conhecer a forma mais eficiente de utilizar estes equipamentos agrícolas, é também capaz de fazer a sua manutenção para que sejam utilizados de forma segura. A agricultura é um setor em constante evolução, fundamental não só para a Economia, como também para a subsistência diária das populações e que, cada vez mais, lida com tecnologia de ponta e equipamentos inovadores. Por outro lado, as previsões das necessidades alimentares do futuro – num contexto de crescimento populacional e alterações climáticas – aumenta a relevância deste sector. Para que possa também ser eficiente, o Operador de Equipamentos Agrícolas é um profissional fundamental e que, por isso, será sempre valorizado no mercado de trabalho do futuro.  

#4 Engenheiro Robótico 

 

 

Quando pensamos em futuro, muitas vezes, damos conta que a nossa mente começa a imaginar robôs. E não estamos errados! Esta é uma área em constante desenvolvimento no presente e que terá, certamente, grande importância no futuro. Um engenheiro robótico é o profissional que projeta, constrói e programa sistemas robóticos para que possam desempenhar a função (ou funções) a que estão destinados.  Atualmente, podemos encontrar o trabalho do engenheiro robótico em diversos setores, como por exemplo o dos automóveis, o da saúde e até o da música. Para trabalhar nesta área, Engenharia Robótica ou as Ciências da Computação são exemplos de cursos que deves seguir no Ensino Superior. Por ser responsável por tecnologias que não são facilitam o quotidiano das pessoas (pessoal e profissionalmente), como também são fundamentais para fazer girar as engrenagens da indústria, esta é uma profissão de valor muito acrescentado no mercado de trabalho. 

#5 UX/UI Designer 

 


 
O UX/UI Designer é o responsável pela nossa experiência ao utilizar um website. UX designa a experiência de usuário e UI designa o desenho da interface do usuário. Em conjunto, são responsáveis pela maneira como vamos interagir com as diferentes plataformas que utilizamos. Com o mundo em processo de digitalização completa, a nossa experiência online vai tornar-se cada vez mais importante – torná-la o mais eficiente e agradável possível será fundamental no mercado de trabalho do futuro. Formação nas áreas do Design e do Marketing será o primeiro passo a seguir para aqueles que quiserem seguir esta via profissional.