A Arena de Portimão será o palco onde cerca de 400 jovens, vindos de todo o país, vão competir entre si. As provas a realizar vão avaliar as suas competências em mais de 50 profissões (ver lista), “transformando Portimão na Capital das Competências”, destaca a organização desta prova, no site do evento.

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos. A 45.ª edição inaugura o ciclo “de Portimão a Lyon”, uma vez que os jovens medalhados nesta etapa nacional, podem vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2023, em Gdánsk, na Polónia, bem como na 47.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

 

 

 O 46.º Campeonato do Mundo das Profissões realizou-se de setembro a novembro de 2022, uma edição que teve uma característica inédita – incluiu a realização de provas em 26 cidades de 15 países diferentes. Esta escolha surgiu depois do cancelamento da realização da competição em Xangai, na sequência da “prevenção contínua da pandemia e as medidas de restrição” aplicadas pela China, explica o WorldSkills, no seu site. No total, cerca de 1100 concorrentes de 60 países competiram entre si, sendo que a comitiva portuguesa foi composta por 11 participantes.

No final, para além das duas medalhas de ouro alcançadas, foram ainda conquistadas duas medalhas de prata e cinco medalhas de excelência. Estes resultados levaram Portugal a alcançar o 7.º lugar da classificação geral de países. “[É o] melhor resultado de sempre de Portugal”, destacou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante a sessão de reconhecimento público à seleção nacional das profissões. A ministra associou ainda três palavras a esta participação: “Orgulho, Superação e Inspiração”.

 

O que conta quem participa

 

João Teixeira, de 23 anos, foi um dos portugueses que conquistou uma medalha de ouro no último Campeonato do Mundo das Profissões, na profissão de Desenho Industrial - CAD. Para o medalhado, a participação neste ciclo de provas dos Campeonatos das Profissões é uma oportunidade de crescimento: “Acaba por ser uma forma de melhorarmos enquanto profissionais e termos acesso a melhores oportunidades”. Para Samuel Santos, que conquistou uma medalha de ouro na profissão de Cozinha na mesma competição, a participação nos Campeonatos das Profissões permitiu desenvolver competências “como resiliência, capacidade de adaptação ou consistência”. “Esta vitória é sobretudo uma concretização pessoal e profissional que pode ajudar a abrir portas para o meu futuro”, acrescenta.

Os cerca de 400 jovens que vão participar no Campeonato Nacional das Profissões estão na fase final do seu treino, preparando-se para lutar pelo ouro. Podes saber mais sobre esta competição e acompanhar todas as novidades através do site.

 

O que são os Campeonatos das Profissões?

 

Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Têm como objetivo, explica a organização do Campeonato Nacional das Profissões, “demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso”. Para tal, são realizadas provas práticas de desempenho, que são depois avaliadas de acordo com critérios e júris compostos por peritos nas áreas das respetivas profissões. Os Campeonatos realizam-se de 2 em 2 anos, contando com a participação dos jovens que obtiveram as melhores classificações em fases regionais ou de pré-seleção. No final, são consagrados os campeões nacionais das profissões, que podem candidatar-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.