Foi "no seguimento dos acontecimentos devastadores que tiveram lugar em Cabo Delgado e em Timor-Leste", que o Instituto Padre António Vieira (IPAV) decidiu criar o projeto SOS Ubuntu. A iniciativa do IPAV, a que se junta agora a Forum Estudante, tem como "objetivo reunir fundos, a partir de Portugal, para entregar a duas instituições da rede da Academia de Líderes Ubuntu Internacional que estão no terreno", explica este instituto. 

Em Cabo Delgado, Moçambique, os fundos recolhidos reverterão, na sua totalidade, para o trabalho que está a ser desenvolvido pela Plataforma Makobo. Esta plataforma, cujo responsável é Ruy Santos, "está a desenvolver um importante trabalho na resposta de primeira necessidade no, atualmente, maior campo de refugiados em Pemba"conhecido por Acampamento 25 de junho, explica o IPAV.

 

 

Em Timor-Leste, o IPAV une-se ao Centro Juvenil Padre António Vieira, que desenvolve atividades para as crianças e jovens de Díli (como acompanhamento escolarentrega de refeições, formações e apoio a projetos de microcrédito, por exemplo). Situada no centro de Díli, uma das cidades mais afetadas pelas cheias do início de abril, o CJPAV irá trabalhar em parceria com a Cruz Vermelha de Timor-Leste no apoio ao acolhimento das famílias desalojadas. 

A recolha de fundos é feita de forma independente para cada uma das instituições, através dos seguintes dados: 

 


SOS Ubuntu Por Timor-Leste
IBAN: PT50.0036.0000.99105908735.89 (INSTITUTO PADRE ANTONIO VIEIRA)
MBWAY: 933201378 

SOS Ubuntu Por Cabo Delgado 
IBAN: PT50.0036.0000.99105910327.66 (INSTITUTO PADRE ANTONIO VIEIRA)

MBWAY: 931127760 


 

Para seguir todas as novidades, podes acompanhar a página de Instagram ou Facebook deste projeto. Está planeada a transmissão de vídeos a partir do terreno, tal como lives com intervenientes que façam o retrato da situação vivida.