De 3 a 5 de junho, 40 alunos do ensino secundário e profissional estiveram reunidos em Santarém para conhecer a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e visitar a Feira Nacional de Agricultura. As atividades incluíram-se na academia Agricool, uma das ações do projeto ReDescobrir a Terra, resultante de uma parceria entre a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e a Forum Estudante, com o objetivo de levar jovens de todo o país a conhecer por dentro o setor agrícola.

Nós somos uma escola que tem por lema acolher muito bem quem chega. Consideramos que somos uma família, e essa é a vantagem de ser uma escola relativamente pequena”, começou por explicar a subdiretora da ESAS, Margarida Oliveira, na apresentação que deu início à visita pela escola.

 1

 

O primeiro dia da Agricool abordou as várias temáticas da ESAS, nomeadamente a exploração pecuária, as atividades em laboratório, a condução de tratores a GPS e a apresentação de drones e sensores ultilizados pela escola.

A exploração pecuário incluiu visitas às produções bovinas e ovinas, bem como de coelhos e cavalos, onde foi possível conhecer de perto estas espécies e saber mais sobre as técnicas de inseminação dos animais.

A segunda atividade consistiu na condução de tratores a GPS, seguindo-se uma demonstração dos drones e sensores ultilizados pela ESAS. Por último, os participantes participaram na produção de manteiga, que seria ultilizada mais tarde, no sunset feito pela associação de estudantes, de forma a acolher os participantes da Agricool.


7

 

Por dentro da Feira Nacional de Agricultura

A chuva não impediu os participantes de passarem o segundo dia na 58ª edição da Feira Naciona de Agricultura (FNA22), onde puderam conhecer vários elementos do setor agrícola: da pecuária à maquinaria, passando pelas diversões proporcionadas pela feira, como a roda gigante e os carros de choque.

Este ano, a Feira Nacional da Agricultura dá destaque à inovação e à tecnologia, dedicando o espaço ao setor da biotecnologia, da robótica e da inteligência artificial. Além das empresas da fileira agrícola e da exposição de raças autóctones, a FNA reserva um dos seus pavilhões para o melhor da produção nacional, com provas de degustação.

Ainda no segundo dia, os participantes juntaram-se à entrada da feira para dar as boas vindas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitou o evento. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa classificou a intenção do Ministério da Agricultura de duplicar a produção de cereais como "uma boa notícia”, uma vez que o país tem condições e “porque há um contexto envolvente que convida a isso”.

 24 min

 

Quanto à FNA22, o presidente não esqueceu a presença da tecnologia, descrevendo um setor agrícola “mais forte, mais virado para o futuro, mais dinâmico”.

O terceiro dia de atividades voltou a realizar-se na FNA, durante o qual os participantes voltaram a visitar as partes favoritas do que a FNA22 tem a oferecer. Sabe mais sobre as academias de verão da Forum Estudante aqui.