Na Escola Profissional Agrícola Dom Dinis/Paiã (EPADD), em Lisboa, o dia começou no Auditório do Museu. Alunos e professores dos vários cursos profissionais da EPADD, ouvem o diretor escola, Tiago Gouveia. “Projetos como a Semana Nacional da Agricultura nas Escolas são muito importantes na Escola hoje em dia”, sublinha, a certa altura, o director, destacando a forma como “agregam várias disciplinas”.

Poucos minutos depois, a professora que coordena o projeto Agroescolas nesta instituição, Nélia Cid, reforçava esta ideia: “Através destas iniciativas, pretendemos valorizar e aumentar a literacia agronómica”. “Os alunos são os agentes da mudança”, acrescentou, nomeadamente no que toca aos “comportamentos e visão que temos do mundo rural e do mundo urbano”.

A EPADD foi uma das 124 instituições de ensino em todo o país que participa na iniciativa Semana Nacional da Agricultura na Escola. De 6 a 10 de maio, estas escolas estão a realizar ações com o objetivo de sensibilizar as gerações mais jovens para a importância do mundo rural, da agricultura e do desenvolvimento sustentável. Nesta edição de 2024, estima-se que cerca de 11 mil estudantes em todo o país participem diretamente nas ações realizadas.

 

SNAE


Esta é uma iniciativa integrada no projeto Redescobrir a Terra, promovido pela Forum Estudante e pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Desde 2016, este projeto tem sido implementado em diferentes escolas, chegando a cada vez mais alunos, entre os 6 anos e os 18 anos.

A missão de “produzir alimento”

Presente na EPADD, o secretário-geral da CAP, Luís Mira, considerou que o papel dos jovens é fundamental para o setor agrícola. “Hoje em dia, a terra tem de ser descoberta primeiro pelos alunos das áreas ligadas à agricultura”, afirmou Luís Mira, explicando que estes jovens “irão trabalhar na atividade que será mais importante nos próximos anos – produzir alimento”.

Para Luís Mira, é ainda importante destacar que “fazer agricultura hoje não é a mesma coisa do que há 20 ou 30 anos”. Hoje o setor beneficia, em grande parte, dos desenvolvimentos tecnológicos, sublinhou: “As tarefas agrícolas são cada vez mais especializadas, mais técnicas, sendo que um agricultor precisa de toda a tecnologia disponível para poder fazer agricultura da melhor forma”.

 

SNAE 4


Lembrando o percurso realizado até ao momento pelo projeto Redescobrir a Terra, o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, destaca as várias oportunidades que o setor agrícola oferece aos jovens e a abrangência da iniciativa. “Este é um projeto para todo o sistema educativo, que tem como objetivo voltar a colocar o tema da agricultura entre os jovens”. Esta tem sido a mensagem que o programa tem levado, revela Félix Pinéu, a cerca de 200 escolas por ano.

Foi ainda durante a sessão de abertura que o diretor da EPADD, Tiago Gouveia, destacou o que considera ser um aspecto chave de projetos como a Semana Nacional da Agricultura na Escola: “A participação e dedicação dos alunos, com o incentivo dos seus professores é fundamental”.

Podes saber mais sobre este projeto aqui