Em 2015, a Cooperativa Fruta Feia, em associação com o Instituto Superior Técnico e a Câmara Municipal de Lisboa, obteve um financiamento da União Europeia, ao abrigo do programa LIFE, para desenvolver o projeto "Flaw4Life". Os objetivos passavam pela replicação da Cooperativa a nível nacional, o estudo do seu impacto socio-ambiental, bem como o envolvimento da comunidade escolar.

A ação da cooperativa, criada a novembro de 2013, tem como objetivo "reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra", alterando os padrões de consumo para que "sejam comercializados de forma igual todos os produtos hortícolas com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato", pode ler-se no site do projeto. Para combater essa ineficiência de mercado, o projeto criou um mercado alternativo para a fruta e hortaliças "feias".

De acordo com a informação partilhada pela Comissão Europeia, em comunicado, o trabalho ao abrigo do projeto Flaw4Life reduziu o desperdício alimentar em 2.3 toneladas, "um valor comparável à quantidade anual de alimentos desperdiçados por 13 000 pessoas".

 

 

Este trabalho foi hoje distinguido pela União Europeia, com a atribuição do Prémio Life para o Ambiente 2020. O projeto arrecadou também o prémio do público. A cerimónia contemplou ainda a entrega de prémios nas categorias "Natureza" e "Ação Climática", sendo estes atribuídos, respetivamente, a um projeto esloveno e um projeto húngaro.

Os prémios inserem-se nas atividades da Semana Verde da União Europeia e, para o vice-presidente executivo do Pacto Ecológico Europeu, Frans Timmermans, são a prova de que "as ações falam mais alto do que as palavras". "Estas iniciativas mostram que, com um investimento cuidadoso e muito trabalho, a Europa está preparada para enfrentar os enormes desafios climáticos com que nos deparamos", acrescentou.

 

Fonte: Canal do YouTube Fruta Feia

 

Já o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevi?ius, formulou o desejo de que "estas histórias de sucesso individuais têm de ser reproduzidas em toda a UE - em velocidade e em escala - a fim de ajudar a UE a cumprir os ambiciosos objetivos do seu Pacto Ecológico Europeu".

O programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e a ação climática. Está em vigor desde 1992 e cofinanciou cerca de 5 400 projetos em toda a UE e em países terceiros.