A chegada ao local da Feira Nacional de Agricultura deu-se por volta das 10 da manhã. "Quando podemos entrar?" era a pergunta que mais se ouvia da boca dos nossos participantes, já tendo eles bem idealizado na sua mente aquilo que queriam conhecer na exposição. Desde conhecer as mais recentes novidades na área dos tratores, a ver provas de equitação e até saciar a fome com algumas das iguarias gastronómicas que se encontravam à venda no recinto. 

Aproveitámos que a visita à Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) ainda estava fresca na memória dos estudantes e tentámos perceber aquilo que lhes tinha chamado mais à atenção durante o primeiro dia de academia. Com todos os jovens que conversámos houve quase unanimidade em mencionar a licenciatura de Zootecnia, com a participante Sónia Casimiro, 18 anos, a assegurar “estou a pensar candidatar-me”. Já Tiago Martins, de 18 anos, estudante da Escola Profissional Agrícola D. Dinis, diz que espera voltar a Santarém para frequentar o curso de Agronomia”.

Quanto à sua experiência durante a visita, Ruben Silva, de 17 anos, aluno da Escola Profissional e Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego referiu que esta foi “muito dinamizadora, com grande intercâmbio de conhecimentos entre professores e alunos”.

 

WhatsApp Image 2024 06 08 at 12.58.03

 

Entrámos no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), com os grupos a dividirem-se pelas diferentes zonas da feira. Alguns foram para o Picadeiro ver as provas que se encontravam a realizar logo pela manhã, enquanto outros preferiram explorar os diferentes pavilhões e ver as zonas de exposição, onde se encontravam as máquinas e equipamentos agrícolas.

Perto do meio-dia, a zona do Hall começou a agitar-se. Tinha chegado ao CNEMA o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e com todos os participantes a recebê-lo com um entusiasmo que foi correspondido, com o Presidente a pedir um telemóvel para a tradicional “selfie” da qual todos queriam fazer parte. Em declarações à FORUM, o Presidente da República fez questão de frisar que “os jovens são o futuro da Agricultura para os próximos anos”.

Convívio e últimas impressões

O resto de sábado e domingo foram passados também na Feira Nacional de Agricultura de Santarém com todos os participantes da Academia Agricool a envolverem-se nas diversas atividades realizadas no recinto.

A impaciência era notória, querendo os participantes entrar sempre o mais rápido possível no recinto para não perder pitada dos acontecimentos dentro do recinto do CNEMA.

Começavam a registar-se as primeiras despedidas. “Fiz imensas amizades. O pessoal é simpático, ajudou em tudo. Tanto monitores, como colegas. Foi uma ótima experiência”, partilhou Joana Telles, que veio da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.

 

WhatsApp Image 2024 06 10 at 16.28.00 1

 

E todos concordaram quando questionados se recomendariam a experiência da academia Agricool a amigos e colegas. “Sim, na minha perspetiva recomendaria, é importante este intercâmbio entre Escolas Profissionais Agrícolas e aqui podemos ter uma experiência diferente”, disse-nos Ruben Silva.

Depois da hora de almoço, foi altura de agarrar nas experiências e conhecimentos adquiridos para voltar a casa, com a garantia de que se formou um laço entre estes participantes que vai além do mundo das ciências agrárias.