O objetivo do ForManRisk é encontrar soluções operacionais e comuns, de forma a melhorar a gestão de uma fase chave na vida da floresta: a regeneração. Para este efeito, "o projeto organizará atividades de formação e troca de experiências, além de desenvolver ferramentas atuais e partilhadas de apoio à gestão", explica a UTAD, em comunicado.

Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizada em Saragoça a primeira reunião do projeto ForManRisk (Forest Management and natural Risks), financiado pela União Europeia. Na reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de planear e organizar o calendário dos primeiros seis meses de trabalho do projeto.

Uma das principais linhas do projeto é a implementação de uma rede de florestas piloto e espaços de trabalho de "demonstração" permitindo experimentar novas técnicas de regeneração e de gestão de riscos.

 

UTAD em projeto europeu para regeneração das florestas

Representantes dos participantes no ForManRisk, no lançamento das atividades do projeto.

 

Por outro lado, o projeto inclui ações de consciencialização dos atores envolvidos (intervenientes institucionais e a população civil) acerca dos riscos naturais e se acelera a criação de novos padrões de gestão no espaço de colaboração.

A iniciativa inclui-se no programa Interreg SUDOE, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

UTAD em projeto europeu para regeneração das florestas