“Internet a mais, convívio a menos?". Esta é a questão de partida na conferência organizada pelo Hospital CUF Descobertas, no dia 1 de outubro. A Conferência  tem entrada gratuita, colocando a discussão aberta a toda a comunidade.

Para o pediatra Hugo Faria, "os jovens de hoje vivem num contexto nunca antes visto. A internet, redes sociais e mundo digital têm uma presença constante e imediata que veio revolucionar a vida de todos nós - a forma como comunicamos, como socializamos, como trabalhamos e como estudamos. Mas, no caso das gerações mais jovens, influencia também a forma como crescem”. 

Ainda que os benefícios e vantagens das novas tecnologias sejam vários, existem vários riscos que não são conhecidos ainda na totalidade, alerta o especialista. “Que impacto tem o consumo das tecnologias em excesso no desenvolvimento - quando sabemos que 90% das crianças e adolescentes acedem às novas tecnologias e que 69% utiliza as novas tecnologias por mais de uma hora e meia, por dia; e, em particular, olhando para os dados sobre crianças com idades entre os 0 aos 3 anos, onde sabemos que 67% utiliza novas tecnologia?".

Os dados são retirados do estudo de caracterização dos hábitos de utilização das novas tecnologias por crianças e jovens dos 0 aos 18 anos de idade, em que participou recentemente no Centro da Criança e do Adolescente do Hospital CUF Descobertas, contando com respostas de 412 cuidadores.

Tendo em conta que é durante os primeiros anos de vida que, através de interações presentes e da estimulação sensorial, se estruturam áreas muito importantes como a emoção, a cognição, a motricidade e a linguagem, Hugo Faria realça que “interessa discutir e sensibilizar as pessoas para o que acontece quando estas interações são substituídas por tempo passado em frente aos ecrãs”.