A BacalhauNET, equipa constituída por estudantes de ensino superior portugueses, foi a grande vencedora da “ITU AI/ML in 5G Grand Challenge”, uma competição internacional de Inteligência Artificial (IA), em dezembro de 2021. 

Nesta competição, promovida pela International Telecommunication Union (ITU), os participantes são desafiados a resolver problemas do mundo real, com base em tecnologias padronizadas desenvolvidas para IA em redes 5G. 

A equipa integra José Rosa, mestrando do Politécnico de Leiria, bem como Daniel Granhão, Guilherme Carvalho e Tiago Filipe Gonçalves, estudantes de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e colaboradores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). 

 

 

A competição, que atraiu mais de 1.600 participantes de 82 países, desenvolve-se geralmente em duas etapas: na primeira, o júri seleciona as duas/três melhores equipas de cada desafio; na segunda, a melhor equipa entre os 16 desafios abertos é selecionada como vencedora do desafio.

“O desafio visa criar uma comunidade do conhecimento, fornecendo soluções de código aberto para problemas relacionados com redes de comunicações utilizando a IA e envolvendo estudantes e investigadores sobre as normas da ITU”, revela o Politécnico de Leiria, em comunicado.

O aluno integrante da equipa vencedora da competição internacional de inteligência artificial, José Rosa, já reagiu à conquista: “a distinção internacional enche-me de orgulho e de motivação para continuar a trabalhar nesta área da IA. A colaboração entre os elementos das diferentes instituições foi, sem dúvida, uma mais-valia, permitindo a partilha de experiências, métodos, boas práticas e conhecimentos”.

Para saberes mais clica aqui