O Girls in ICT Day é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que tem como objetivo aumentar a consciencialização das raparigas e mulheres sobre as oportunidades de prosseguirem estudos e carreiras em CTEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Este dia é assinalado mundialmente na terceira quinta-feira de abril, todos os anos. 

Lara Lima é colaboradora do Centro Nacional de Cibersegurança e conta que “o que me motivou a escolher a área das TIC foi perceber que a mesma é composta por pessoas, desde quem as desenha a quem as utiliza”. Acrescentou ainda que percebeu que “as TIC estão envolvidas no nosso quotidiano de uma forma que nem percebemos que as estamos a utilizar e isso faz com que estejamos expostos a ameaças que não identificamos. Por perceber exatamente esse tipo de vulnerabilidade a partir da qual as pessoas estão a ser exploradas, eu decidi juntar-me a esta missão e tentar combater o cibercrime e incidentes de cibersegurança”. Em 2023, a celebração tem como tema “Competências Digitais para a Vida”.

Para que raparigas e mulheres consigam prosperar na área das CTEM é necessário que adquiram competências para se tornarem simultaneamente utilizadoras de TIC e criadoras no mundo digital. Este ano e todos os anos, a UIT e os parceiros trabalham em conjunto para inspirar e encorajar as raparigas a perseguirem um futuro nas TIC e para as capacitar, assegurando-lhes as competências, confiança e apoio necessários para atingirem os seus objetivos.

“O que me motiva diariamente [a trabalhar nesta área] é a minha equipa, porque eu tenho o privilégio de trabalhar com uma equipa que partilha a mesma visão que eu. Quando estamos mais desmotivados, sabemos que estamos todos aqui por uma razão e estamos todos a trabalhar para tornar o nosso ciberespaço mais confiável e mais seguro. É isso o que me motiva todos os dias”, conta Lara Lima.

Desde 2011, quase 400 mil raparigas e mulheres já participaram em mais de 11 mil celebrações do Girls in ICT Day, em 171 países. Governos, autoridades nacionais reguladoras das TIC, empresas de TIC, instituições académicas, agências da ONU e ONG em todo o mundo são encorajados a juntarem-se ao movimento e celebrarem este dia.

Sabe mais aqui sobre o Girls in ICT Day aqui.