O espaço gnration, em Braga, vai receber uma 'hackathon' na noite de 24 de abril de 2024. O evento vai receber 200 jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos e pretende trazer uma reflexão sobre a democracia e a influência da tecnologia.
Em comunicado, o Circuito - Serviço Educativo da Braga Media Arts lançou o desafio a 200 jovens para participar na véspera do 25 de abril no "Hackfordemocracy25A". Segundo o comunicado, o "Hackfordemocracy25A" é "um 'hackathon' interdisciplinar e criativo com vista a fomentar o envolvimento cívico e os valores que podem ajudar a garantir uma democracia sólida”.
“O projeto em si tem duas dimensões: artística e educativa. De forma global, pretende pensar sobre a forma como a tecnologia está a afetar os valores democráticos europeus, de formas positivas ou negativas, é toda uma reflexão em torno disso”, disse à Lusa a coordenadora de mediação e participação do Theatro Circo (que gere o gnration), Sara Borges.
Os moldes da iniciativa ainda estão a ser delineados, mas esta pretende "simular, através de práticas do ‘gaming’ uma experiência de viver num ambiente não democrático, para depois haver um momento de confronto e de acordarem numa madrugada em que a democracia já está presente”, explicou Sara Borges.
Para saber mais sobre o evento, clica aqui.