#1 Esclarece as tuas dúvidas com os professores


Sempre que pensares em utilizar a IA para um trabalho, podes começar por falar com o teu professor ou professora, com o objetivo de objetivo de saber quais são as regras sobre a utilização destas tecnologias para trabalhos..

Esta pode ser uma forma de garantires que os passos que vais dar são esperados, evitando desperdiçar tempo e energia. Por outro lado, os teus professores e professoras podem até conhecer outras ferramentas de IA generativa mais adequadas aos teus objetivos.

  


«O futuro da Educação não está em escolher IA ou professores humanos, para em abraçar o poderoso potencial da sua colaboração»


 

 

De acordo com o Fórum Económico Mundial, 60% dos professores em todo o mundo já utiliza IA na sala de aula: “O futuro da Educação não está em escolher IA ou professores humanos", mas sim "em abraçar o poderoso potencial da sua colaboração”.

 

#2 Confirma toda a informação que recebes


Não confies na informação que recebes a partir de uma fonte de IA, cruza com outras fontes. Podes, inclusivamente, pedir à ferramenta de IA que estás a utilizar para partilhar contigo a fonte da respetiva informação e assim analisar a sua veracidade e contexto.

Isto porque, ao utilizares uma informação fornecida por IA, estás a correr o risco de recorrer a informação falsa. Alguns estudos têm demonstrado que a ação de resumir informação, em específico, pode resultar em erros ou "alucinações" da IA.

 

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Fake News. Como identificar notícias falsas?


A pandemia da Covid-19 foi um dos temas que levou à circulação de "fake news". Conhece 10 passos para identificar uma notícia falsa. 


 

 

 

No início de 2025, a BBC realizou um estudo sobre a capacidade das ferramentas de IA em resumir notícias, concluindo que 51% das respostas tinham “problemas significativos” e que cerca de 1 em cada 5 respostas continha “erros factuais – citações, números e datas”.

 

#3 Evita simplesmente “copiar e colar”


As tecnologias de IA recorrem a grandes conjuntos de dados para construir as suas respostas. Por essa razão, as respostas partilhadas podem utilizar partes significativas de informação publicada por outros sem lhes dar a devida autoria.

Desta forma, se te limitares a “copiar e colar”, podes estar a cometer plágio. Para além de verificares a originalidade do conteúdo, recorre à IA para encontrar fontes que te façam compreender a matéria em causa, para que possas editar o teu trabalho e, dar-lhe o teu cunho pessoal.

Como recorda o portal Thesify, “a IA oferece um grande potencial aos estudantes, mas os estudantes devem compreender quando a ajuda da IA se torna problemática ou antiética”.

 

#4 Não partilhes informação pessoal


De acordo com a IBM, existem várias pessoas que “exploram a IA para lançar ciberataques”, nomeadamente através da colnagem de vozes e geração de identidades falsas para burlar outras pessoas. 

Estes factos devem levar-te a considerar sempre os riscos de partilhar informação pessoal com uma ferramenta de IA, bem como os riscos de ter dados pessoais online de forma aberta.

Por outro lado, como recorda a OCDE, há um risco crescente da capacidade da IA resultar em conclusões sobre “características pessoais a partir de grandes conjuntos de dados”, o que significa um risco acrescido de “discriminação e violações de privacidade”.  

 

#5 Escolhe quando deves utilizar IA e cuida da tua saúde mental



Em 2025, a dependência de IA é já uma realidade e, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os adolescentes “podem ser particularmente vulneráveis a estas novas tecnologias”. “O uso de IA pode levar a dependência, o que pode ameaçar a saúde mental”, acrescentam.

Para que tenhas controlo sobre a IA e não o inverso, avalia sempre a real necessidade de utilizar uma ferramenta deste tipo. Muitas vezes, a informação que procuramos pode ser fácil de encontrar num motor de busca ou site de notícias que apresente várias fontes. Da mesma forma, quando necessitamos de ideias ou inspiração, podemos começar por dar uma hipótese ao nosso cérebro, antes de recorrer à IA.

Tem cuidado, em particular, para não personalizares e desenvolveres uma falsa relação afetiva. Se te sentires sozinho ou precisares de falar com alguém sobre o que estás a sentir, recorre a amigos, familiares ou profissionais especializados. Cuida da tua saúde mental e do teu bem-estar. 



CIS Digital Camp dá voz aos estudantes portugueses
No âmbito dos vários CIS Digital Camp realizados, em 2025, pela Fórum e pelo Centro Internet
Segura, cerca de 130 estudantes de todo o país já tiveram a oportunidade de saber mais sobre
temas como ciberbullying, literacia digital e inteligência artificial. Ao longo de três edições –
realizadas em Lisboa, Santarém e Coimbra – foi possível aprofundar estes temas com sessões
práticas e interativas. Ao longo dos próximos meses, vamos partilhar contigo o resultado deste
trabalho, com a primeira iniciativa a assumir a forma da campanha “Regresso às
Aulas: utiliza a IA de forma mais segura”, que foca os riscos e boas-práticas associadas
ao uso destas tecnologias no contexto escolar. Até ao final do ano, vão
realizar-se mais três edições, em diferentes pontos do país. Acompanha as novidades!