Onde comprar? 

Como sabes, os sites de anúncios, plataformas de marketplace e até as redes sociais, disponibilizam um fácil acesso tanto a vendedores profissionais como a vendedores particulares. Por vezes, é difícil distingui-los.

É importante destacar que, no caso de uma compra feita a um vendedor particular, a legislação de proteção do consumidor não se aplica. Por isso, deves procurar toda a informação possível sobre o vendedor. Nesse sentido, o sistema de avaliações é uma ferramenta útil para ajudar a aferir a legitimidade e credibilidade, tanto do site como do vendedor em questão.

 


O pagamento é uma das fases mais sensíveis no processo de compra. Se for possível, podes optar por utilizar o método de envio com pagamento à cobrança ou o método de pagamento por referência multibanco.


 

 

 

Saber escolher  

Nem sempre os preços mais baixos ou os bens de melhor qualidade aparecem em primeiro lugar! Na verdade, há promoções pagas que dão destaques especiais, pelo que é importante consultar mais do que uma página de resultados. 

Depois de fazeres a tua escolha, analisa todas as caraterísticas e funcionalidades do produto.  Analisa também sempre o preço final a ser pago. Aí, devem estar incluídos todos os impostos, taxas, despesas de transporte e, se for o caso, a percentagem ou valor de desconto.

Pagar em Segurança 

O pagamento é uma das fases mais sensíveis no processo de compra. Se for possível, podes optar por utilizar o método de envio com pagamento à cobrança ou o método de pagamento por referência multibanco. Esta é uma forma de evitar a transmissão de dados bancários ao vendedor.   

Se esta opção não for possível, podes utilizar sistemas de pagamento que permitam o pagamento através de cartões temporários ou de uma carteira virtual. Mais uma vez, esta é a forma de evitar fornecer os teus dados ao vendedor.                                      

 

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Como receber a encomenda? 

É importante que o vendedor te dê informação detalhada sobre quais as modalidades de entrega que tens ao dispôr, eventuais restrições geográficas, o custo (que deve estar incluído no preço indicado) e o prazo de entrega. 

Se não for comunicada uma data limite para entrega do produto, o vendedor possui, a partir do momento da compra, um prazo máximo de 30 dias para efetuar a entrega. É importante realçar que qualquer dano que ocorra durante o transporte são da total responsabilidade do vendedor ou do intermediário responsável pela entrega. 

Não gostei. Posso devolver?  

O direto de devolução é um dos principais direitos de um consumidor! Para exerceres esta opção legal, deves comunicar ao vendedor (por escrito e até 14 dias depois da receção do bem) que pretendes resolver o contrato, ou seja, desistir da compra.

Da mesma forma, o bem deve ser devolvido ao vendedor no prazo de 14 dias após a data em que tiveres comunicado essa decisão. As despesas de devolução ficam a teu cargo.

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Como reclamar? 

Há várias razões que te podem querer fazer uma reclamação. É importante que saibas que tanto o vendedor como o intermediário são responsáveis nas seguintes situações: Falta de informação pré-contratual, fornecimento de produtos defeituosos, contratos com cláusulas contratuais abusivas, atraso no reembolso dos pagamentos (no âmbito da resolução do contrato), práticas comerciais desleais (antes, durante ou após a celebração do contrato), danos sofridos em consequência do tratamento ilícito dos seus dados pessoais.

De modo a efetivares os teus direitos, deves fazer a tua reclamação junto do vendedor. Para tal, utiliza o formulário próprio do site ou os contactos lá indicados, enviando uma carta registada com aviso de receção.