Em Ponta Delgada, 7 de fevereiro foi um dia de atividades dedicadas aos estudantes, mas também a toda a comunidade. A Aula Magna da Universidade dos Açores abriu as portas às comemorações do Dia da Internet Mais Segura e foi palco do Seminário “Internet Segura: Metaverso vs Realidade”, dos Workshops Internet Segura e da Peça de Teatro “ID A Tua Marca na Net”.

O Consórcio do Centro Internet Segura, coordenado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), foi responsável pelas atividades celebrativas e levou aos Açores esta comemoração anual. Este, que é o maior evento na área de atuação do projeto, representa o trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Os membros do Consórcio do Centro Internet Segura têm um plano de trabalhos, nos próximos dois anos, para trazer maior sensibilização e cultura da cibersegurança aos nossos cidadãos”, disse Lino Santos, coordenador do CNCS.

As atividades deram início com o Seminário “Internet Segura: Metaverso vs Realidade”, que abordou a temática do metaverso e os desafios que este coloca à sociedade. Lino Santos explicou a importância da escolha, referindo que “não podia ser um tema mais atual e desafiante do que estudar e dar as melhores práticas aos nossos cidadãos, para evitar que estes possam ser manipulados, abusados, vítimas de crimes neste meio virtual”.

Da psicologia ao gaming, da fisiologia às empresas da área tecnológica, vários especialistas, de diferentes áreas, entraram no debate e partilharam o seu conhecimento na temática do metaverso.

Atualmente, vivemos num mundo muito digitalizado, que traz vários benefícios e facilidades ao nosso quotidiano, mas que também pode pôr em causa a nossa segurança e privacidade. Os Workshops Internet Segura e a Peça de Teatro “ID A tua marca na Net” aproximaram os estudantes destas questões e apresentaram algumas soluções de resposta aos desafios que podem encontrar. A capacitação e a informação são a chave para atitudes mais conscientes.

“Quando falamos de competências digitais, quando falamos de uma educação que pretende ser mais do que um mero despejar de conhecimentos, mas sim de uma capacitação efetiva para uma cidadania ativa, esclarecida, informada, para a promoção de atitudes e valores, obviamente as questões de segurança digital têm de estar em cima da mesa”, disse João Costa, Ministro da Educação. A celebrações prolongam-se pelo ao longo do mês de fevereiro, sempre sob o mote “Juntos por uma Internet melhor”.

Sabe mais em clicando aqui