De forma a melhorar a experiência das famílias e utilizadores mais jovens que utilizam a rede social, o Tik Tok anunciou uma nova ferramenta que vai permitir que os pais apoiem a experiência dos filhos adolescentes na plataforma, através do Acompanhamento Familiar. Esta opção vai permitir que os jovens partilhem informação sobre a plataforma, tendo em vista o lançamento do Tik Tok’s Youth Council – Conselho de Jovens do Tik Tok.
O Acompanhamento Familiar vai permitir a redução da probabilidade dos jovens se depararem com conteúdo que, para os pais e encarregados de educação, possa ser estranho. A ferramenta surge depois da auscultação destes e da necessidade de haver uma personalização dos tópicos a que os jovens têm acesso, depois de no ano passado já ter sido lançada a opção de filtrar vídeos com palavras e hashtags indesejadas nos feeds Para Si ou Seguir.
O Tik Tok em colaboração com especialistas, incluindo o Family Online Safety Institute, procurou encontrar um equilíbrio entre a gestão da melhor experiência das famílias, mas ao mesmo tempo garantir o respeito pelos direitos dos jovens na sua participação no mundo online. Dessa forma, os adolescentes têm acesso às palavras-chave adicionadas às ferramentas pelos pais ou encarregados de educação. Em comunicado, a plataforma acredita que “esta transparência também pode ajudar a promover a conversa sobre limites online e segurança”.
A experiência dos jovens com a plataforma também é importante, para que esta seja segura para si e para as suas famílias. O intuito é “evitar a criação de soluções de segurança para adolescentes que podem ser ineficazes ou inadequadas para a comunidade que a plataforma pretende proteger”. Para o efeito, o Tik Tok irá criar o Conselho de Jovens e “ouvir as experiências daqueles que utilizam a plataforma”, estando assim melhor posicionado para “fazer alterações e criar uma experiência mais segura”.