Organizada pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e pela Comissão Europeia, a campanha, à qual o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) se associa, tem como mote de 2023: #BeSmarterThanAHacker

O European Cibersecurity Challange é uma das centenas de iniciativas inseridas nas comemorações que vai juntar, entre 24 e 27 de outubro, na Noruega, 35 equipas de vários países, entre os quais Portugal, que vão ser desafiadas a resolver problemas relacionados com a segurança informática em vários domínios: de ataque e defesa a segurança web, passando por segurança móvel, hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense.

A Team Portugal conta com 12 jovens talentos (10 efetivos e 2 suplentes), dos escalões júnior e sénior, selecionados no âmbito da iniciativa Cybersecurity Challenge PT, que resulta da cooperação entre o CNCS, o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade do Porto e a AP2SI. O Cybersecurity Challenge PT está enquadrado num programa de formação e treino abrangente, que pretende reforçar o país, na área da cibersegurança e segurança da informação, atraindo desde cedo jovens dos ensinos secundário e superior.

Durante as várias iniciativas que integraram a preparação, divulgação e a prova de competição final, o Cybersecurity ChallengePT contou com 350 estudantes inscritos e vai ter, pela primeira vez, representação feminina e estudantes do ensino secundário entre os membros selecionados. Uma iniciativa inserida no eixo Educação do programa INCoDe.2030, o desafio pretende contribuir para dotar os mais jovens de competências digitais, promover a literacia digital e despertar o seu interesse por uma carreira profissional na área da Cibersegurança. 

O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa anual organizada pela ENISA e pela Comissão Europeia, que iniciou em 2012, apoiada pelos Estados-Membros da UE e centenas de parceiros (governos, universidades, grupos de reflexão, ONGs, associações profissionais, empresas do sector privado) da Europa, entre outros. Promover a cibersegurança entre cidadãos e organizações e ao fornecimento de informações atualizadas sobre segurança online, através da sensibilização e da partilha de boas práticas.