Uma sala de aula onde os professores podem ser "gamemasters", os currículos "jornadas épicas" e os alunos "heróis da sua própria história". É esta a realidade que a startup portuguesa Spot Games pretende massificar em Portugal, através da implementação de jogos digitais. Jogos sobre cidadania, produção escrita ou Matemática são alguns dos exemplos disponibilizados no website da empresa.

De acordo com a Spot Games, um total de cerca de 15 mil estudantes já contactou com as suas soluções digitais. Estes alunos pertencem a 45 escolas diferentes, espalhadas por 18 autarquias como Almada, Cascais, Faro ou Vila Nova de Poiares.


 

Fonte: Canal de YouTube da Spot Games
 

Um dos exemplos desta ação decorreu durante o projeto piloto realizado no município da Lousã que envolveu cerca de 1500 alunos do 2.º e 3.º ciclo. Segundo revela a Spot Games, o estudo de impacto deste piloto mostou que "100% dos professores considerou que os alunos ficaram mais motivados para aprender e 83% indicou que a autonomia também foi maior".

De resto, os professores ocupam um papel central na implementação desta mudança, podendo registar-se no site da empresa, sinalizando o seu interesse em utilizar as soluções digitais. Melhorias na aprendizagem dos alunos, aumento da motivação e estímulo do ambiente colaborativo são algumas das vantagens destacadas para os educadores.

Para saber mais, podes visitar: https://spotgames.org/