Este ano, o Dia da Internet Mais Segura teve lugar a 8 de fevereiro. Em Portugal, o Consórcio do Centro Internet Segura, sob o tema TU és TU online? Identidade e liberdade digital, promoveu diferentes iniciativas com o propósito de aumentar a literacia e criar um melhor ambiente digital. A celebração estendeu-se ao resto do mundo, que, tal como em anos anteriores, se mobilizou seguindo o mote europeu Juntos por uma Internet Melhor.
A 19.ª edição da efeméride trouxe a debate conceitos e questões como o papel do algoritmo, privacidade online, inteligência artificial, comportamento e tempo online, no webinar TU és TU online? Identidade e liberdade digital. O evento áureo do Dia da Internet Mais Segura juntou especialistas de diferentes áreas, entre eles professores, psicólogos e gestores de projetos, jovens atletas e criadores de conteúdos digitais. “Incutir a literacia digital nas crianças e nos jovens é o passo mais importante para a mudança”, foi uma das frases ouvidas no painel de jovens, reforçando aqui o valor da aprendizagem em novas competências.
O webinar, que podes ver aqui, terminou com o lançamento da 2.ª temporada do podcast ZigZaga na Net. O programa da Rádio Zig Zag, em colaboração com o Consórcio do Centro Internet Segura, alia o entretenimento à pedagogia e à literacia digital. Juntando o conhecimento à leitura, a anterior temporada reflete-se, agora, no livro digital com o mesmo nome. O ZigZaga na Net dá às crianças dicas de boas práticas, acrescentando-lhes competências para navegarem na Internet com mais segurança.
A identidade e reputação digital subiram a palco no dia 8, com a disponibilização online da peça de teatro ID a Tua Marca na Net. Alexandre Silva, Pedro Górgia e Tiago Aldeia são os atores que dão vida à ação, que tem como objetivo sensibilizar, de forma lúdica e pedagógica, para as oportunidades e constrangimentos da utilização dos meios digitais.
Os três atores assumiram, também, o papel de embaixadores do Mês da Internet Mais Segura e partilharam dicas em torno do tema TU és TU online?. Terminado o mês de fevereiro, continua a ação do Centro Internet Segura, com o objetivo de informar e tornar a Internet um lugar mais seguro e saudável para as crianças e jovens.