Rumo à Golegã, mais especificamente à Quinta dos Álamos, o terceiro dia da Tomar Emotional Academy começou junto da Coudelaria Rita Cotrim e com um batismo a cavalo. Rita Cotrim estudou Turismo no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e, como tal, estava extremamente contente por poder receber os nossos participantes.

No entanto, foi o seu pai, Miguel Cotrim, quem explicou qual é a atividade desta coudelaria: “nós produzimos cavalos para providenciar passeios a cavalo e de charrete”. Uma vez que a Golegã é a capital do cavalo lusitano, foi essa a raça escolhida pelos Cotrim, não poupando elogios a esta raça autóctone portuguesa: “o cavalo lusitano é dos cavalos mais bonitos do mundo”.

Depois desta explicação e de detalhar aquilo que caracteriza o cavalo lusitano (como a altura até ao garrote ou distância entre o garrote e a garupa), Rita e Miguel Cotrim conduziram o grupo até ao picadeiro, juntamente com dois exemplares de lusitanos desta coudelaria. No picadeiro, os jovens puderam experimentar o seu batismo a cavalo, com uma pequena volta.

TEA2023 2 02

Apesar de já ter andado a cavalo antes, Júlia Neves, de Aveiro, não esconde o seu entusiasmo: “não é uma experiência que eu tenha muitas vezes e acho graça a estar assim tão alto!”. Para além de achar interessante o batismo a cavalo, ficou também interessada em saber mais sobre esta raça portuguesa e conhecer as suas origens.

 

Os docentes do IPT Cecília Baptista, Ana Paula Machado e Luís Mota Figueira acompanharam também o grupo nesta visita à Golegã e aproveitaram para lançar um desafio: um concurso de fotografia. Os participantes poderão submeter a concurso duas fotografias, com o tema “Património Natural e Cultural – paisagem, monumentos e animais”, e os prémios serão conhecidos no final da academia.

No centro da Golegã, Luís Mota Figueira conduziu o grupo numa visita à Igreja Matriz da Golegã, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Segundo este professor e investigador, esta igreja, erigida no final do século XV, “é o melhor exemplo do manuelino rural”. O portal da igreja, nomeadamente, é um exemplo de como “o manuelino é um estilo altamente decorativo”. Para mais, como Luís Mota Figueira pode sublinhar, “é um testemunho do que é a arte ao longo dos tempos.”

TEA2023 2 04TEA2023 2 03

De seguida, a visita foi à Casa Estúdio Carlos Relvas, equipamento da Câmara Municipal da Golegã e que recria a “Galleria Photographica” de Carlos Relvas (1838-1894). Este notável da Golegã foi lavrador, cavaleiro e toureiro, mas ficou conhecido e reconhecido principalmente pela sua paixão: a fotografia.

Entre 1871 e 1875, Carlos Relvas mandou construir este estúdio, que utilizou mais de 33 000 quilogramas de ferro na sua galeria envidraçada. De estúdio a residência particular, o edifício atesta a vontade e a personalidade deste fotógrafo amador, admitido em 1869 na Sociedade Francesa de Fotografia, a mais antiga organização dedicada a esta arte.

TEA2023 2 05

De regresso a Tomar, e já depois de retemperadas as forças com o almoço, a Tomar Emotional Academy seguiu as suas atividades com um aprofundado workshop sobre Design Vetorial, com os professores Rui Proença e Júlio Silva. Tendo como tema um tabuleiro da famosa Festa dos Tabuleiros de Tomar, os nossos participantes puderam aprender, passo a passo, como utilizar programas como o Adobe Ilustrator para a criação de imagens vetoriais, utilizadas posteriormente em materiais de publicidade ou outros fins.

TEA2023 2 06

TEA2023 2 07


Seguiu-se um dinâmico quizz, na plataforma Kahoot, sobre a temática da Gestão. João Tomaz, professor na Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT), aproveitou para conversar um pouco com os participantes sobre a oferta do IPT e para tirar algumas dúvidas que tivessem surgido.

TEA2023 2 08

Lançando então os nossos estudantes num desafio sobre Tomar e o IPT, sobre Gestão, sobre Turismo e outros temas, o quizz mostrou a competitividade e a garra da Tomar Emotional Academy. “Foi divertido, mas sinto que mereci esta vitória”, afirmou Afonso Morais, o grande vencedor deste Kahoot, destacando a importância de estar atento para poder responder corretamente.

 

O final da tarde foi de tempo livre, espaço e tempo de convívio, um marco sempre relevante nas Academias Forum Estudante, mas o jantar foi marcado pela alegria e animação de um churrasco com o espírito típico do IPT e com direito a animação musical.

TEA2023 2 09

Amanhã, o dia será passado em Tomar, com visita ao ex-líbris da cidade: o Convento de Cristo.