Pouco passava das 9 horas quando o autocarro arrancou com os participantes da Tomar Emotional Academy rumo a Abrantes. O plano para o dia passava por conhecer o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA), um passeio pelo Centro Histórico e Castelo de Abrantes durante a manhã e à tarde visitas ao Parque da Ciência e Tecnologia (TAGUSVALLEY), ao Parque Tejo e um lanche pic-nic no Aquapolis.

À porta do MIAA esperavam-nos a vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, Celeste Simão e a diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Olinda Sequeira. A diretora da ESTA começou por agradecer a presença de todos os participantes e por estes quererem conhecer Abrantes. Celeste Simão deu as boas-vindas e sublinhou “este dia é para vos dar a conhecer a cidade e a oferta da ESTA”.

Seguiu-se então a visita ao MIAA, museu que se encontra instalado no Convento de S. Domingos, construído no século XVI. A visita às exposições permanentes do museu seguiu uma ordem cronológica, podendo os participantes conhecer diferentes períodos, desde a pré-história até ao século XVIII. Depois de terminar a visita guiada, os participantes puderam explorar a Coleção Municipal, Coleção Estrada e a Coleção Maria Lucília Moita, colecções permanentes instaladas no MIAA.

 

Foto Artigo 1

 

Do centro ao Castelo

Era altura de começar a verdadeira exploração. Depois de ver as relíquias arqueológicas do MIAA, passeou-se a pé pelo Centro Histórico da Cidade de Abrantes. Aqui ficou-se a conhecer edifícios, locais e monumentos emblemáticos como o Jardim da República, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São João Baptista, o Outeiro de São Pedro, o Jardim do Castelo, Castelo de Abrantes, a Igreja de Santa Maria do Castelo (ou Panteão dos Almeidas) e outras praças e largos da cidade.

O trajeto até ao Castelo captou toda a atenção dos participantes, que ao ver as vistas não resistiram em tirar as típicas selfies com vista sobre o Tejo. Depois de visitar o Panteão dos Almeidas, já dentro das muralhas, subiu-se à Torre de Menagem para uma vista de 360° sobre a cidade de Abrantes e o vale do Tejo.

 

Foto Artigo 3

 

Parque de Ciência e Tecnologia e pic-nic junto ao Tejo

Com as energias repostas depois de um almoço reforçado, era altura de voltar à estrada e de ir ao Parque de Ciência e Tecnologia, ou TAGUSVALLEY, para conhecer os diferentes laboratórios lá instalados. Fundado em 2004, o Parque funciona como um “agente dinamizador da inovação, empreendedorismo, conhecimento e economia da região do Médio Tejo”.

No TAGUSVALLEY podemos encontrar diferentes projetos nas áreas das Ciências e Tecnologias, das Tecnologias Alimentares, do Empreendedorismo e de Tecnologia e Processos Industriais. Visitaram-se também os laboratórios da ESTA que se encontram instalados no Parque, onde se podem encontrar diferentes áreas do saber, desde a Engenharia à Comunicação.

De forma a relaxar depois de um dia preenchido, fomos até ao Parque Tejo, onde se fez um pic-nic junto ao rio e houve lugar a jogos e muita música.

Amanhã a jornada será passada no campus IPT, onde se espera um dia cheio de atividades e um grupo de participantes sempre curioso e com vontade de aprender. 

Continua a acompanhar a semana das emoções e lê tudo o que se passou no primeiro dia clicando aqui.

 

Foto Artigo 2