Ao terceiro dia, a Tomar Emotional Academy fixou-se pela cidade dos templários, mais concretamente na Escola Superior de Tecnologia de Tomar (ESTT) do Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Aqui, os participantes puderam ficar a conhecer durante o dia os diversos laboratórios existentes numa agenda completamente preenchida.
Mais uma manhã com o sol a ir alto e uma pequena caminhada a guiar os nossos participantes até ao Politécnico de Tomar. A seguir ao pequeno-almoço, chegou a altura de dividir os participantes por grupos: iam ficar a conhecer alguns dos laboratórios de trabalho e ensino instalados na ESTT, localizada no campus do IPT.
Ordeiramente, uma das equipas seguiu para o Laboratório de Conservação e Restauro, onde foram recebidos por Diana Marques, estudante-colaboradora e que se encontra a concluir o 2ª ano do Mestrado do mesmo nome. Diana explicou a atividade à FORUM dizendo, “ o objetivo é demonstrar e explicar técnicas que auxiliam na Conservação e Restauro, o que é, quais são os materiais usados e inteirá-los para que percebam o que fazem num laboratório”.
Por entre moldes e gesso continuou o primeiro grupo e seguimos para o Laboratório de Fotografia, onde o técnico superior de fotografia, Gonçalo Figueiredo, nos estava à espera para receber. Gonçalo levou-nos para o estúdio onde começou por explicar a história da fotografia e depois mostrou aos participantes a tarefa: a criação de um “pinhole”. Uma “pinhole”, onde “a captura da imagem se dá através da passagem de luz por um orifício pequeno e pela fixação da imagem diretamente num material sensível à luz (papel ou filme fotográfico) posto na parte oposta ao orifício”. Seguiu-se a câmara escura, onde os participantes puderam colocar as mais variadas questões ao técnico.
Será que temos engenheiros e designers?
À tarde, fomos para o Laboratório de Engenharia e Construção Civil. A sala de aula, decorada com inúmeros materiais para a utilização dos estudantes, recebeu 13 participantes focados. Durante este momento, o responsável do espaço, Rogério Sousa, esclareceu: “queremos mostrar a importância da fotografia na reabilitação do património”. “Aqui, os alunos aprendem a recorrer à câmara termográfica, que é um suporte para a identificação e a análise de possíveis patologias que possam surgir no edifício”, concluiu Rogério.
No Laboratório de Tecnologia e Artes Gráficas, os participantes deram asas à sua criatividade. Dobrando um pequeno papel tiveram “liberdade criativa para criar uma fanzine". Para saciar a tua curiosidade, uma fanzine é “uma publicação não oficial criada e editada por fãs das culturas de banda desenhada ou manga”.
Altura de conhecer o exército e dinâmica final
Às 17 horas e 30 minutos, pouco depois de um pequeno espaço para convívio, os participantes juntaram-se no auditório do IPT e ficaram a conhecer através do Primeiro-Sargento, Ricardo Almeida, quais as vantagens, benefícios e os motivos pelos quais se devem alistar nas forças armadas portuguesas.
Para concluir o dia, houve um momento teatral, protagonizado por todos os grupos. Em conjunto criaram uma pequena representação sobre as atividades que decorreram durante a semana. Houve lugar também para muita ficção e comédia, com os risos a serem audíveis até fora do edifício.
Amanhã, os participantes vão conhecer as maravilhas de Ferreira do Zêzere, passando pela Lagoa Azul e podendo escolher entre canoagem e stand-up paddle. À tarde, depois de um passeio de barco, os participantes regressam a Tomar, para jantar e momento músical.
A Tomar Emotional Academy está a meio e esperam mais momentos emocionantes para os nossos participantes. Continua a acompanhar as nossas reportagens clicando aqui e não percas nada da semana das emoções!