#1 Cidade Empreendedora
O município de Castelo Branco foi recentemente galardoado com o prémio Região Empreendedora Europeia 2021-2022. Esta distinção premeia as regiões que evidenciem visão empreendedora e estratégia de crescimento inteligente ajustada aos grandes desafios da sociedade. Também o Instituto Politécnico de Castelo Branco se assume como uma agente de apoio e promoção do empreendedorismo.

 

#2 Cidade Cultural
É através da frase forte “Cultura Vibra” que Castelo Branco se afirma enquanto agente cultural regional e nacional. No site dedicado a esta marca, podes encontrar a programação cultural da cidade e região, em áreas como Cinema, Dança, Exposições, Música ou Teatro. Para além de possuir um Centro de Cultura Contemporânea, a cidade acolhe ainda vários festivais de renome como o Festival Literário de Castelo Branco ou o Festival de Guitarra de Castelo Branco.

 

 640px Castelo Branco Portugal 49246040213

 

#3 Cidade com Qualidade de vida
Segurança, tranquilidade, preços e níveis de poluição mais baixos são alguns dos argumentos de Castelo Branco para se afirmar como uma  “Cidade com Qualidade de Vida”. Um estudo realizado pela Associação de Defesa do Consumidor (DECO), por exemplo, posiciona Castelo Branco como uma das cidades portuguesas que oferece melhores condições para se viver.

 

#4 Cidade Sustentável
As questões da sustentabilidade e ambiente são uma das preocupações principais do município de Castelo Branco. Para além de participar no projeto da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, coordenada pela Associação ZERO, destaca-se o investimento nas zonas florestais e nas ações de defesa dos espaços verdes.

 

640px Castelo Branco Portugal 276119763

 

#5 Cidade de Histórias
A capital da Beira Alta é também um cidade recheada de História. É possível encontrar preservada grande parte da arquitetura medieval que caracteriza a malha urbana. Por outro lado, destaque para o Edifício do Paço Episcopal – um dos ex-libris históricos da cidade. Desta forma, Castelo Branco consegue harmonizar o seu património histórico e moderno.

 

#6 Cidade de Bordados
O Bordado de Castelo Branco é um dos produtos típicos da região e cidade, possuindo características que o tornam único. Para além da intensidade das cores conferida por fios de seda, os desenhos possuem também uma simbologia própria. De resto, estas características foram implementadas na malha urbana da cidade, assumindo-se como um dos mais importantes símbolos da cidade.

 

Parque da Cidade de Castelo Branco

 

#7 Cidade Acolhedora
A hospitalidade que caracteriza as pessoas da Beira Baixa faz-se sentir em Castelo Branco. Esta é uma das razões pela qual o número de imigrantes em Castelo Branco cresceu significativamente, ao longo da última década, o que ilustra o poder de atração desta cidade. Esta é também a garantia de uma cidade vibrante e multicultural.

 

#8 Cidade de sabores
Queijo, azeite, empadas, doces e muito mais. As iguarias que caracterizam a cidade de Castelo Branco são muitas e diversas. Para além do cabrito assado, dos enchidos característicos da região e das sopas varias que aguçam o apetite, há que não esquecer uma grande variedade de doces. Papas de Carolo, Broas de Mel, Biscoitos de Azeite ou Tijeladas são apenas alguns exemplos.

 

640px Vista parcial de Castelo Branco a partir do Castelo dos Templáriosjpg

 

#9 Cidade Inovadora
Na cidade de Castelo Branco, podes encontrar estruturas como o Centro de Empresas Inovadoras (CEI) que apoia empreendedores e empresas que estão a desenvolver as suas ideias de negócio. A mesma preocupação com o apoio ao desenvolvimento de novo conhecimento levou o município a apostar num novo Serviço Municipal de Inovação que apoia empresas locais.

 

#10 Cidade Juvenil
A preocupação em dar reposta aos desafios e obstáculos que surjam na vida de crianças e jovens fica materializada no Conselho Municipal da Juventude, órgão que colabora na definição de política nesta área. A autarquia trabalha ainda em conjunto com as associações juvenis da região, de forma a dar condições a todos os jovens para um desenvolvimento sustentado e integrado.