#1 Desportos
Tal como no ano passado atividades desportivas continuam a ter restrições, sobretudo no areal. Todas as atividades desportivas que envolvam duas ou mais pessoas são proibidas e desrespeitar esta regra pode resultar numa multa. Desta forma, jogar futebol, voleibol ou até raquetes na praia não será permitido. A atividades desportivas individuais (como corrida) e as atividades náuticas (como aulas de surf ou mergulho) são as exceções.
#2 Distanciamento
Outra das regras cuja infração é passível de multa está relacionada com o distanciamento. Cada pessoa ou grupo deve manter uma distância física mínima de 1,5 metros em relação aos outros banhistas. No caso dos toldos ou chapéus-de-sol, essa distância mínima aumenta para três metros. Existem ainda limitações no aluguer de toldos ou barracas de praia (grupos com uma dimensão máxima de cinco pessoas e apenas em períodos de meio dia).
As regras não dizem apenas respeito aos banhistas. Também os concessionários terão de respeitar o uso obrigatório de máscara, assegurando a limpeza e higiene dos equipamentos. Não cumprir estas regras pode resultar em multas entre os 500€ e os 1000€.
#3 Uso de máscara
Está previsto o uso de máscara nos acessos à praia, nos restaurantes, casas de banho, balneários e paredões durante toda a época balnear. Em termos práticos, é apenas na toalha e no mar que considera que a máscara poderá ser retirada. Esta regra já existia em 2020 mas, ao contrário do ano passado, em 2021, a desobediência é sancionável com multa.
#4 Semáforo
Os semáforos foram uma novidade em 2020 e vão repetir-se em 2021. Contudo, os critérios para as suas cores alteraram-se ligeiramente. Em 2021, um semáforo verde indica ocupação baixa e liberdade para entrada na praia (ocupação inferior a 50%), enquanto um semáforo amarelo é representativo de uma ocupação entre os 50 e 90% que deve levar a cuidados redobrados com a distância. No caso de existir um semáforo vermelho, entende-se que a praia tem ocupação plena (acima de 90%) e não é permitida a entrada.