“São tantas as opções de países e todas tão económicas, dado que as passagens são baratas, que se torna difícil saber por onde começar, e onde parar”, começa por explicar Júlia Orige. Para a
influencer, é natural que exista uma “vontade de pular de um país para outro a cada dois dias, estendendo a viagem até o limite das férias, do corpo e do bolso”

Mas a verdade é que transformar as férias numa maratona pode custar caro. “Descobrir como viajar barato pela Europa requer experiência, tanto boa como má”, conta Júlia. É possível viajar de forma económica pela Europa, mas também é muito fácil ultrapassar o orçamento planeado, acrescenta. Por isso, se pretendes fazer uma viagem realmente low cost, aqui vão algumas dicas que podem mudar o custo das tuas férias, todas elas testadas pela influenciadora nas suas viagens em solo europeu.

#1 Verifica o aeroporto de destino

Nos voos de companhias aéreas low cost, é comum que o aeroporto utilizado não seja o principal da cidade, logo podes aterrar bem longe de onde pensaste que irias chegar. Em Lisboa isto não acontece porque só existe um aeroporto, mas noutras cidades há aeroportos que te vão obrigar a apanhar um transporte privado ou um autocarro para o centro da cidade. 

“Quando fui para Bruxelas, por exemplo, o avião aterrou num aeroporto a oitenta quilómetros do centro da cidade e tive de apanhar um autocarro que custou mais que o voo. Foi um gasto que não estava previsto, mas por pura desatenção, que poderia ter sido evitado se tivesse comprado uma passagem, mesmo que um pouco mais cara, para o aeroporto principal de Bruxelas, mais bem localizado”.  

julia3compressed

#2 Compara os diferentes meios de transporte

No imaginário popular, uma viagem pela Europa inclui muitos bilhetes de comboio para circular entre países. Porém esta nem sempre é a melhor opção. “Na maior parte das vezes é até a alternativa mais cara. Deves comparar o preço de cada deslocação em diferentes meios de transporte: autocarro, comboio e avião. No caso dos voos deves considerar também o gasto entre o aeroporto e o centro da cidade”.

#3 Compra com antecedência

Planear a viagem com antecedência de, pelo menos, dois meses, vai garantir que encontras bilhetes mais baratos e mais vagas nas hospedagens. “Assim vais poder escolher melhor o sítio para passar as noites”, explica 

#4 Tem atenção à localização dos hotéis

Ficar hospedado fora da parte turística das cidades costuma ser mais barato, mas significa que precisarás de apanhar mais transportes para as atrações. “Considera o quanto podes economizar com transportes se ficares mais perto do centro da cidade, além do que vais poupar em tempo, é claro”.


 

O segredo de viajar barato é conhecer as rotas, mesmo que por outras pessoas.
Procura online sobre o destino antes de ires, assim vais conseguir descobrir preços de restaurantes,
dicas escondidas e formas de aproveitar m
elhor o passeio por menos dinheiro


 

#5 Fica hospedado num hostel

Os hostels são acomodações partilhadas, onde é possível dividir o quarto com outros viajantes, de forma a pagar bastante menos do que num quarto de hotel individual. “É uma ótima forma de gastar menos dinheiro, ficar numa localização privilegiada e ainda conhecer pessoas diferentes”.

#6 Faz piqueniques

Um dos gastos mais significativos no orçamento de viagem é a alimentação. “Passar o tempo a passear impede-nos de cozinhar, até porque não teríamos todas as ferramentas para isso”. Comer fora é, geralmente, mais caro do que preparar os alimentos, mas há uma alternativa que se encaixa num meio termo, conta Júlia: “podes comprar comida no supermercado e fazer um piquenique”. 

julia2compressed

#7 Dias gratuitos nos museus

Muitos museus oferecem entrada gratuita em dias da semana, ou do mês. “Pesquisa cada uma das atrações que queres visitar e entra no site oficial para obteres as informações. Se te organizares para visitar nos dias gratuitos podes economizar bastante”. Deves ter em atenção alguns casos especiais, como é o exemplo do Museu do Prado, em Madrid, que oferece apenas 1 hora grátis no final do expediente. “Neste caso é bastante difícil conseguires entrar a tempo, pois a fila começa a formar-se com horas de antecedência”.

#8 Cuidado com os horários de chegada

Algumas viagens promocionais vão chegar ao destino em horários não muito favoráveis para turistas. “Muitas vezes parece ser uma boa oportunidade, comprar bilhetes por metade do preço para viajar de madrugada, mas verifica sempre como é o transporte no local. Por vezes, é necessário apanhar um táxi que vai se tornar muito mais caro do que comprar o bilhete que chegaria ao destino às duas da tarde e permitiria que apanhasses transportes”.