Os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos vão poder desfrutar de seis noites em Pousadas da Juventude e viagens gratuitas durante sete dias no âmbito do ANDA Conhecer Portugal. O programa, lançado ainda durante o Governo de António Costa, era destinado aos jovens que concluíssem o 12º ano entre 2023 e 2025.
Para que possas desfrutar do teu voucher, precisas de primeiro fazer o registo com a Chave Móvel Digital (CMD) no site do programa, fornecendo depois dados como o Cartão de Cidadão, o Número de Identificação Fiscal (NIF), o e-mail e o código postal. Concluído o registo, vais receber o documento por e-mail e podes usar o teu voucher até 4 de julho de 2026. As estadias podem ser reservadas de imediato, com as seis noites de dormida a ser consecutivas (é exigido o mínimo de duas noites em cada pousada). Quanto às viagens, podes agendá-las dois dias úteis depois de efetuares as reservas.
Em comunicado, o presidente da Movy, Bruno Martins, explica que com esta abertura até aos jovens com 30 anos, procura-se dar oportunidade a "milhares de jovens que ainda não tinham tido acesso ao programa". "O ANDA é mais do que uma viageem gratuita, é um convite a viver Portugal por dentro", afirma.
As associações de estudantes e juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), também vão ter acesso ao ANDA, com o intuito de "poderem realizar atividades formativas, desportivas ou de lazer sem custo para os jovens participantes".
"O programa pretende assim contribuir para a coesão territorial e reduzir as barreiras socieconómicas no acesso à mobilidade e ao turismo juvenil, promovendo uma efetiva igualdade de oportunidades", conclui a Movy.