Um grupo de estudantes da Universidade Católica Portuguesa no Porto participou pela primeira vez no nome programa europeu de voluntariado “Fly 2021”. O grande objetivo passou por, explica esta instituição de ensino superior, em comunicado, "permitir que estudantes de várias universidades europeias pudessem fazer intercâmbio e participar em projetos solidários".
Coordenado pela Universidade de Comillas (Madrid), o programa “Fly 21” juntou, além da Universidade Católica Portuguesa, as Universidades de Deusto (Bilbao), ESADE (Barcelona), Loyola (Andaluzia), LUMSA (Roma, Itália) e Mateja Bela (Banská Bystrica, Eslováquia). No total, durante o verão de 2021, foram desenvolvidos 45 projetos solidários nos quais participaram 150 estudantes universitários.
Em Portugal, um dos proejtos decorreu no Porto e contou com a presença de sete estudantes universitários, cinco espanhóis e dois portugueses, que trabalharam as questões da liderança social, desenvolvendo uma campanha de sensibilização urbana e apoiaram a preparação e entrega de kits de refeições a pessoas carenciadas.
O outro projeto foi desenvolvido em parceria com a Just a Change, uma organização de recuperação de casas para pessoas carenciadas, na qual 10 estudantes espanhóis participaram em campos de férias nas cidades de Faro, Óbidos e Sever do Vouga.
“A participação no programa FLY 2021 permitiu reforçar a aposta da Universidade Católica Portuguesa na formação integral dos seus estudantes”, destaca a responsável pela Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP) da Universidade Católica no Porto, Carmo Themudo.