O que é que te motivou a ser voluntária da JMJ?

Em 2016, participei na Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polónia, e foi algo marcante na minha vida, tanto pelo convívio como pela experiência espiritual. Ver um evento que atrai milhões de jovens para uma cidade é encantador. Desde então, pensei que, se algum dia este evento viesse a acontecer em Portugal, queria fazer parte. Quando foi anunciado que a JMJ seria realizada em Lisboa, assim que houve oportunidade de me inscrever, nem pensei duas vezes. Tinha de fazer parte da  construção deste sonho.

 
O que é ser voluntário na JMJ 02Quais são as tuas expectativas para a JMJ?

As expectativas são muito altas e muito boas. Estou à espera que venham muitos jovens, cerca de 2 milhões de todo o mundo, que vão encher as ruas de Lisboa de uma forma nunca vista no nosso país. Espero viver esta alegria contagiante. Acho que vai ser transformador. Vai haver uma Lisboa antes da Jornada e uma Lisboa depois da Jornada.

 

O que implica ser voluntário na Jornada Mundial da Juventude?

Existem vários tipos de voluntariado na JMJ. Existem voluntários paroquiais, ligados a uma paróquia e área de residência, que vão acolher os peregrinos e dar-lhes as condições para que possam pernoitar nesses locais, realizando algumas atividades nessa zona. Depois, existem voluntários centrais, que estão alocados aos eventos centrais da Jornada – todos os eventos que envolvem o Papa ou outros eventos espalhados pela cidade, por exemplo. Há ainda duas modalidades temporais. Existem voluntários de longa e média duração que já trabalham há alguns meses na preparação. Mas o grande número de voluntário de que estamos à procura são os voluntários de curta duração, que atuam na semana antes e durante o evento. São estes os voluntários que dão corpo à JMJ durante a semana.

 

Os voluntários têm de pagar alguma inscrição?

Os voluntários inscrevem-se e têm um valor associado à sua inscrição. Este valor vai, como em qualquer outro evento em que participemos, cobrir coisas como um seguro, os transportes durante a semana ou a alimentação dos últimos dois dias. Existem várias opções, que podem ser consultadas no site da JMJ. Ninguém deixa de participar na Jornada por questões de dinheiro, uma vez que o evento é aberto, livre e nenhum espaço é vedado. Mas também é preciso alguma contribuição de dinheiro, porque nada se faz sem isso. São valores que cobrem as despesas necessárias para a segurança e manutenção da JMJ.

 

É preciso ser católico para ser voluntário?

Não, de todo. Há muita gente que, por ser católica, se sente motivada a ajudar na Jornada. Mas a Jornada é aberta, tanto para participar como para ser voluntário, a qualquer pessoa que tenha vontade de participar. A JMJ é, acima de tudo, um evento que reúne pessoas de todo o mundo e em que se vivem experiências abertas a toda a gente. Católicos ou não, mais ou menos praticantes, todos são chamados a fazer parte da JMJ. É um evento de jovens para jovens, portanto, ninguém fica de parte.

 
O que é ser voluntário na JMJ 03

Muitos dos nossos leitores são ainda menores de idade. É possível ser voluntário antes de atingir a maioridade?

Sim. Inscrevem-se como qualquer outro voluntário. A única diferença é que lhes vai ser atribuído um tutor ou tutora. Todas as tarefas serão realizadas juntamente com este responsável, para garantir a segurança das atividades. Mas, a partir dos 15 anos, qualquer pessoa pode ser voluntária na JMJ.

 

Existe algum detalhe sobre o processo que consideres importante destacar?

Sim, depois de se inscreverem na plataforma, é proposto um caminho de formação. Podem ser formações práticas sobre a JMJ ou sobre como crescer no espírito do evento. É uma formação realizada online, ao ritmo de cada um, em formato e-learning. Vão também existindo alguns encontros presenciais, para fomentar o espírito de equipa e criar ligação entre as pessoas, para que depois, durante o evento, as pessoas não caiam de para-quedas na Jornada (risos). A disponibilidade pedida aos voluntários é a semana do evento e a semana anterior, em que existem preparativos e formações presenciais a realizar.

 

Há alguma mensagem que queiras deixar aos jovens portugueses?

Acho que ninguém deve passar ao lado da Jornada Mundial da Juventude. Este é um evento transformador, principalmente para a cidade e para as pessoas que o acolhem. Vai ser uma experiência gratificante para todos os que participarem. Para se inscreverem como voluntários, basta visitar o site lisboa2023.org e escolher a opção “Quero Inscrever-me Como Voluntário”.