Frida Kahlo, A vida de um ícone
é uma biografia em forma de exposição que nos ajuda a viajar pela vida da artista e ativista, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo. A exposição está agora no Porto até dia 28 de agosto. Depois será a vez de Lisboa receber a exposição, no dia 29 de setembro.

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que utilizou a sua própria arte para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, género, classe e raça na sociedade mexicana. A artista é conhecida pelos retratos, autorretratos e obras inspiradas na natureza e nos artefactos do México, normalmente mórbidos.

A exposição é composta por fotografias históricas e filmes originais, onde os visitantes são guiados por ambientes sonoros e artísticos dos momentos marcantes da vida de Kahlo.


A experiência divide-se em dois momentos. No primeiro, é possível percorrer diversas instalações artísticas, com recurso a realidade virtual e criar um modelo personalizado de Frida Kahlo. No segundo, há um espetáculo audiovisual em 360º pautado pelos momentos mais marcantes da vida pessoal da artista.

“São experiências de caráter interativo e participativo, de realidade virtual, animações holográficas e videomapping em esculturas. Cada uma destas experiências revela um dos aspetos da vida de Frida Kahlo e, em simultâneo, consagra o contributo para um conhecimento mais generalizado sobre a sua existência enquanto artista-ícone”, pode ler-se no anúncio da exposição.

A Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona e o Estúdio Criativo Layers of Reality são parceiros do OCUBO/Immersivus Gallery nesta exposição.

Podes saiber mais sobre a exposição clicando aqui.