Trata-se de uma criação de Élvio Camacho, Filipe Pinto, João Caldas, Márcia Lança, Marta Félix e Miguel Castro Caldas, com interpretação de Élvio Camacho, Márcia Lança e Marta Félix. 'Enseada' aborda a possibilidade de duas pessoas falarem uma com a outra e entenderem-se.

Uma pessoa chega a casa e vê um bilhete no chão, que apanha. Lê o que está escrito, entrega-o à outra pessoa que já lá estava e diz: “estava isto debaixo da porta”. A outra pessoa pergunta: “o que é que diz?” E a primeira responde: “gosto de ti”. Estava a ler ou a dizer? Partindo deste diálogo, a equipa de Enseada chegou à conclusão provisória de que a condição necessária para duas pessoas se entenderem é terem vontade de o fazer, quererem entender-se, acreditarem que isso é possível. 

Depois da estreia em junho deste ano, no Festival Gil Vicente, em Guimarães, 'Enseada' chega agora ao D. Maria II, onde ficará em cena de 28 de novembro a 15 de dezembro. No dia 28 de novembro, às 19h, antes da estreia do espetáculo, o átrio do D. Maria II acolhe ainda o lançamento de dois livros de Miguel Castro Caldas: 'Enseada', da editora Douda Correria, e 'Se eu ivesse tu morrias e outros textos', da Imprensa Universitária de Coimbra.

As sessões decorrem na Sala Estúdio, quartas e sábados às 19h30, quintas e sextas às 21h30, domindo às 16h30. A 1 de dezembro há uma conversa com os artistas após a sessão. Espetáculo para maiores de 12 anos, com uma hora de duração. Os bilhetes custam 11€ mas há descontos para jovens até aos 30 anos.

Foto: Os Fredericos