A 27 de março, o espetáculo Frei Luís de Sousa, em cena na Sala Garrett a partir das 19h, terá entrada livre, mediante levantamento de bilhetes a partir das 13h na bilheteira do Teatro. Com encenação de Miguel Loureiro, o clássico de Almeida Garrett apresenta-se na sala que tem o nome deste escritor que idealizou o Teatro Nacional.  

Também no Dia Mundial do Teatro, o D. Maria II inaugura a exposição José Marques: Fotógrafo em cena, com várias imagens inéditas captadas por este incontornável fotógrafo de teatro do século XX. Após ter adquirido, em 2013, o espólio de José Marques, composto por mais de 100.000 imagens de teatro, o D. Maria II inaugura agora esta exposição de entrada gratuita, que estará patente em vários espaços do Teatro até junho de 2020.  

José Marques (1924-2012) trabalhou com diversos teatros lisboetas no século XX e estabeleceu uma relação privilegiada com o D. Maria II e, em particular, com a Companhia Rey Colaço – Robles Monteiro, que geriu o Teatro durante cerca de 45 anos. A exposição que o D. Maria II agora inaugura pretende dar a conhecer a atividade deste fotógrafo e ajudar a refletir acerca do papel da fotografia de cena. Para além de uma seleção de imagens suas, conta ainda com testemunhos em vídeo de 12 importantes profissionais de teatro em Portugal, que trabalharam diretamente com José Marques, como Catarina Avelar, Eunice Muñoz, João Mota, Jorge Silva Melo, Lourdes Norberto ou Rui Mendes.  

No Dia Mundial do Teatro, às 15h, o átrio do D. Maria II recebe o lançamento do catálogo da exposição José Marques: Fotógrafo em cena, uma edição TNDM II / Bicho-do-Mato (Coleção “Estudos”). Após a apresentação, segue-se a inauguração da exposição com o mesmo nome, que contará com a presença dos curadores Cláudia Madeira, Filipe Figueiredo e Teresa Mendes Flores, e do Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues.

(Foto de Filipe Ferreira)