A exposição Prisma de Vhils, já conta com mais de 90 mil visitantes até ao momento. Pode ainda ser visitada até ao dia 5 de setembro na Galeria Oval do maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. 

Nesta exposição, Vhils mostra uma proposta monumental e inesperada realizada em vídeo, uma das linguagens que tem vindo a aprofundar recentemente. Prisma guia os visitantes por uma interação imediata com realidades e situações do dia-a-dia de nove cidades estrangeiras – Cidade do México, Cincinnati, Hong Kong, Lisboa, Los Angeles, Macau, Paris, Pequim e Xangai. O artista transforma a Galeria Oval do museu num labirinto urbano e proporciona uma experiência imersiva, onde efeitos de escala, tempo e luz são manipulados.


O processo criativo para a exposição “começou há alguns anos, mas teve o seu culminar durante o pico da pandemia, momento em que toda a humanidade foi afetada por um acontecimento global”, refere o comunicado da exposição. Com esta obra, o autor “pretende refletir sobre o avanço das forças da globalização, que nem a estagnação da pandemia conseguiu travar. Além disso, permite uma reflexão sobre a homogeneização das sociedades e um apelo à unidade”, acrescenta. 

Também até 5 de setembro pode ser visitada a exposição Interferências – Culturas Urbanas Emergentes, que afirma diferentes expressões da cultura urbana, explorando itinerários narrativos da cidade através de um diálogo que privilegia o museu enquanto espaço crítico e lugar de encontro entre várias comunidades e sensibilidades.

Para saberes mais sobre a exposição clica aqui.