Estão abertas as candidaturas às bolsas de criação do Festival Política para as cidades de Lisboa e Braga. No primeiro semestre de 2022, o festival irá decorrer em Lisboa (Cinema São Jorge, de 21 a 24 de abril) e em Braga (Centro de Juventude, 5 a 7 de maio). No segundo semestre do ano, o festival chegará a mais localidades.
"A edição de 2022 pretende promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos, assumindo-se como um instrumento de capacitação dos cidadãos para criarem o seu antídoto contra a desinformação a partir do exercício dos seus direitos fundamentais", refere a codiretora do festival, Bárbara Rosa.
As bolsas têm por objetivo fomentar e apoiar a criação artística e intervenção cívica de jovens até 30 anos residentes nos distritos de Lisboa ou de Braga. Podem ser atribuídas nas modalidades de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou de formação. Nesta fase, serão instituídas quatro bolsas de criação, cada uma no valor de 500 euros.
O desafio é que o tema seja trabalhado numa, ou mais, das seguintes dimensões: desinformação enquanto ameaça à democracia e aos processos eleitorais; desinformação enquanto fator para a polarização da sociedade e fomento da discriminação e marginalização de grupos populacionais; desinformação enquanto elemento que mina a confiança dos cidadãos nos meios de comunicação social e no jornalismo.
O Festival Política é uma iniciativa da Associação Isonomia que tem como objetivo promover a cidadania e a defesa dos direitos humanos. O evento, que em 2021 teve como tema central as Fronteiras, contou em Lisboa e Braga com 53 atividades, nomeadamente filmes, espetáculos, performances, workshops, debates e concertos. Nas atividades presenciais no São Jorge e no Centro de Juventude de Braga participaram 1200 pessoas. Ao longo dos sete dias, os conteúdos online (streaming, exibições de filmes e workshops online) chegaram a mais de nove mil pessoas.
Para mais informações clica aqui.