A 28 de setembro decorrem as celebrações do Dia Europeu das Línguas (DEL), no Jardim do Campo Grande, em Lisboa, das 14h00 às 19h00, com diversas atividades gratuitas organizadas pela EUNIC Portugal e com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal. 

Com um vasto programa cultural, os participantes poderão testar os seus conhecimentos linguísticos, participar em jogos e danças (para adultos e crianças) e assistir a concertos e exposições. Os visitantes mais pequenos podem ainda explorar as línguas europeias através de diversas atividades criativas, desde a narração de histórias a leituras de poesia. E um dos grandes êxitos de edições anteriores, o “speak dating”, volta a estar presente este ano – uma divertida e lúdica atividade em que os participantes podem aprender as línguas da sua escolha em mini conversas de 5 minutos.

As comemorações do DEL são uma oportunidade única para conhecer a diversidade linguística representada na EUNIC Portugal, num evento que proporciona aos participantes a possibilidade de contactar com 14 línguas europeias: alemão, checo, croata, espanhol, finlandês, francês, georgiano, grego, italiano, inglês, irlandês, polaco, português e romeno.

Com mais de 200 línguas autóctones na Europa e 6000 a 7000 línguas faladas em todo o mundo, o Dia Europeu das Línguas, instituído pelo Conselho da Europa, visa chamar a atenção para os muitos benefícios da aprendizagem de idiomas, sem esquecer o desenvolvimento das competências cognitivas, o derrubar de barreiras culturais e a abertura a novas amizades e oportunidades profissionais.