O Festival Islâmico de Mértola tem origem no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, referente ao período Islâmico. Organizado pela Câmara Municipal conta com a parceria de um conjunto de entidades locais, regionais e transnacionais, ligadas à comunidade e cultura árabe.

Nesta 10ª edição, serão promovidos contos, espetáculos, exposições e atividades em diferentes espaços, nomeadamente o “Pátio das Artes e Ofícios de influência árabe”, o “Pátio da Palmeirinha” e o “Pátio da Casa dos Azulejos”. A programação musical inclui artistas das mais variadas partes do mundo, na Praça Luís de Camões e no Cais do Guadiana, com performances de Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, O Gajo, Três Bairros, Sebastião Antunes, Omiri e Belectronic, Speed Caravan Trio, 47 Soul, Bombino, DuOud, DJ Le Mood Du Mahmood, de corais alentejanos, das Adufeiras do Rancho Folclórico de Monsanto - Idanha-a-Nova e da Companhia Al Yamal.

mertola

“A música acontece um pouco por todos os espaços do Festival. De inspiração árabe-andalusi, chaabi, gnawa, berbere, espiritual sufi… tradicional ou de notas contemporâneas, purista ou de fusão, aqui os ritmos são invariavelmente do Sul e de bases culturais comuns. Aos ritmos do mundo árabe junta-se a melodia do cante e do flamenco. O Festival promove na música o reencontro de culturas”, afirma a organização.

Nestes quatro dias de festa, a cidade de Mértola transforma-se numa nova cidade, com cheiros, sons e sabores do outro lado do Mediterrâneo. A Festa conta com um “souk” (mercado do mundo), onde é possível encontrar artigos como cabedais, djellabas, incenso, sândalo, chá de menta, especiarias, provenientes dos mais variados destinos (Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Espanha e o Alentejo).
Consulta toda a programação AQUI.