O que é a razão em Arquitectura? Como é que esta se relaciona com agricultura, ornamento ou imaginação? É possível construir uma casa com um só elemento? Sob o título "A Poética da Razão", a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2019 propõe desvendar todas estas respostas, explorando as várias dimensões, subjectivas e não científicas, da disciplina de modo a que seja compreendida por todos.
De 3 de outubro e 2 de dezembro, a Trienal tenta definir a especificidade da racionalidade arquitectónica através de cinco exposições centrais, cada uma com uma faceta singular: desde a economia de meios à forma como a imaginação dos arquitectos se baseia numa organização racional, da ornamentação à maneira como a construção cria a expressão arquitectónica, as questões ambientais que constituem o novo horizonte da disciplina. À parte das inaugurações, a semana de arranque fica marcada também pela estreia mundial do filme-ensaio “Ornamento e Delitto”, produzido para a apresentação da XV Trienal de Milão em 1973, comissariada por Aldo Rossi na secção de Arquitectura. De 4 a 9 de Outubro, pelas 16h30, no Cinema Ideal, será exibido o filme realizado pelo próprio Rossi, com Gianni Braghieri e Franco Raggi, e a colaboração técnica do director Luigi Durissi. A película consiste em sequências de Senso (Luchino Visconti), Otto e mezzo (Federico Fellini), Senilità (Mauro Bolognini), Roma (Federico Fellini). As cenas dos filmes selecionados estão intercaladas com fotografias de arquitectura racional, sequências filmadas na periferia industrial de Milão e imagens de arquivo. O narrador lê passagens de obras de Adolf Loos, Walter Benjamin, Karl Marx e Hans Schmidt.
As Exposições Nucleares Trienal 2019:
ECONOMIA DE MEIOS
MAAT - Central do Tejo
Curadoria: Eric Lapierre
AGRICULTURA E ARQUITECTURA: DO LADO DO CAMPO
Garagem Sul - CCB
Curadoria: Sébastien Marot
ESPAÇO INTERIOR
MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
O QUE É O ORNAMENTO?
Culturgest
Curadoria: Ambra Fabi e Giovanni Piovene
BELEZA NATURAL
Palácio Sinel de Cordes
Curadoria: Laurent Esmilaire e Tristan Chadney
As habituais cerimónias de entrega de prémios e as conferências dos laureados dos Prémios Trienal Millennium bcp estão este ano incluídas no programa dos dias inaugurais. No dia 5 de Outubro, pelas 17h30, no Pequeno Auditório do CCB, o Prémio Carreira Millennium bcp, atribuído à arquitecta Denise Scott Brown, será entregue ao seu filho Jim Venturi - e descobrir-se-ão os vencedores, e respetivas menções honrosas, assim como os trabalhos do Prémio Début e Universidades deste ano.
Como vem sendo habitual, “A Poética da Razão” inclui ainda, em novembro, um programa especial de conferências Talk Talk Talk que terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. Pela primeira vez, de modo a tornar a experiência da Trienal mais acessível, será possível adquirir um passe geral no valor de 16€, que dará entrada em todas as exposições, durante toda a duração da Trienal.