#1 Licenciatura em Gestão de Empresas
É incontornável: a gestão é peça chave na vida de qualquer empresa ou organização. A oferta formativa do Politécnico de Tomar inclui, por isso, uma opção em Gestão de Empresas, que procura formar alunos capazes de estar à altura de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Nesta licenciatura podes esperar uma formação especialmente focada na parte prática, que privilegia “um contacto sistemático com o meio empresarial e institucional”, onde se inclui, entre outros, a realização de um estágio. Essa parte prática permite desenvolver uma série de competências, desde logo a capacidade de analisar e selecionar informação, equacionar e resolver problemas, ter um espírito crítico cada vez mais apurado e especialmente virado para o trabalho em equipa.
A olhar para o futuro, há duas fortes hipóteses que este curso tem para oferecer: por um lado, a facilidade de ingresso num mestrado; por outro lado, a hipótese de continuares os estudos numa pós-gradução ou outro tipo de formação no setor.
Os números são animadores: ao fim de seis meses, a maioria dos recém-licenciados revela ter conseguido encontrar emprego na área. Se queres trabalhar em gestão, com uma ligação sempre presente ao mundo dos recursos humanos, finanças, contabilidade ou até marketing, este curso, reconhecido oficialmente para a admissão na Ordem dos Economistas e na Ordem dos Contabilistas Certificados, esta pode ser a opção que procuravas.
Podes encontrar mais informações sobre este curso aqui.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#2 Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural
Nada melhor do que uma cidade culturalmente marcante para oferecer uma licenciatura que aposta no Turismo e na Gestão que o Património Cultural merece. Para lá dos monumentos que são de paragem obrigatória na cidade de Tomar, esta cidade, por via desta licenciatura, oferece um curso capaz de “preparar profissionais com um sólido conhecimento técnico de intervenção humana na interação da atividade turística com o património cultural”.
Nos últimos anos, o turismo tem sido um dos principais criadores de emprego e motores da economia nacional. Apesar do descréscimo normal, resultado de uma pandemia que veio reduzir brutalmente as viagens à escala mundial, é de esperar que a recuperação se faça rapidamente, e que o património volte a ser visitado por milhares e milhares de pessoas. Esta é, por isso, uma área que continua a ser apetecível e que pode ser sinónima de boas perspetivas de crescimento a nível profissional num futuro muito próximo.
O Politécnico de Tomar não fica indiferente a este facto e procura oferecer aos futuros alunos uma formação que permita criar profissionais que assumam o papel de verdadeiros “agentes ativos de comunicação e mobilização social, ambiental, económica e cultural”. As saídas profissionais são mais do que muitas. Podes tornar-te, por exemplo, num técnico de gestão de eventos, trabalhar numa agência de viagens, numa unidade hoteleira, ou ainda criar projetos e apostar na dinamização de associações culturais de âmbito regional ou nacional. Estudar Turismo e Gestão do Património Cultural pode ser a oportunidade certa na cidade certa.
Podes encontrar mais informações sobre este curso aqui.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#3 Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Gerir uma equipa é um processo extremamente relevante para garantir o sucesso de uma empresa ou organização, uma vez que ele assenta em equipas coesas e motivada. É por isso que a Escola Superior de Gestão do Politécnico de Tomar inclui na sua oferta formativa a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.
“Desde a simples criação de uma relação humana à criação e concepção do mais sofisticado sistema de inteligência artificial”, a gestão dos recursos humanos assume-se como um dos primeiros responsáveis por uma missão bem sucedida. Parece ser dessa forma também que podemos classificar a missão de procura do primeiro emprego dos alunos que passam por este curso. Um levantamento de 2017 diz-nos que uma fatia muito representativa dos alunos recém-licenciados conseguiram encontrar emprego na área no espaço de um ano. Concretamente, 77% dos diplomados no âmbito da licenciatura, 80% no âmbito do mestrado ou 54% dos diplomados no âmbito do TeSP dizem ter conseguido entrar no mercado de trabalho nessa mesma área em menos de 12 meses.
Conhece a Escola Superior de Gestão de Tomar
Faz uma visita virtual à Escola Superior de Gestão de Tomar (ESGT) e conhece as várias licenciaturas que fazem parte da oferta formativa desta instituição de ensino superior.
Este é, assim, como define a própria estrutura desta instituição de ensino superior da cidade de Tomar, um curso de pessoas para pessoas, que procura apostar na “gestão de pessoas e comportamento organizacional”, dando aos alunos um conjunto de ferramentas que, mais do que um desenvolvimento das relacões laborais em setores como a saúde, a segurança, a robotótica ou a economia, permita um “desenvolvimento permanente da sociedade e do mundo”.
Podes encontrar mais informações sobre este curso aqui.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
#4 Licenciatura em Contabilidade
O leque de cursos que esta unidade do Politécnico de Tomar tem para te oferecer não fica completo sem a licenciatura em Contabilidade. Desde logo, há um objetivo que este curso procura destacar. Sabes o que faz, de facto, uma contabilista? É muito mais do que tratar das contas, com toda a certeza. Com o plano de estudos em vigor, esta licenciatura procura, logo à partida, clarificar qual o papel e importância deste profissional no seio de uma organização. Damos-te uma resposta curta à pergunta lançada: a título de exemplo, são estes profissionais quem deve servir de apoio estrutural à tomada de decisão dos gestores.
Esta é uma licenciatura com o reconhecimento oficial da Ordem dos Contabilistas Certificados, o que permite também o acesso à profissão de Contabilista Certificado. Mas as oportunidades de progressão podem estar também ligadas ao trabalho fora de Portugal, nos PALOP ou na União Europeia, e até ao exercício de auditorias, podendo até vires a assumir o papel de Revisor Oficial de Contas. A ligação à comunidade é permanente, através de iniciativas como a Semana da Gestão ou as Jornadas de Fiscalidade e Contabilidade, para além de um curso de preparação para todos os alunos que se estejam a preparar para ingressar na Ordem.
Entre muitos, há um momento que merece ser destacado, e que mostra o porquê de a parte prática ser uma das imagens de marca do ensino que se pratica neste instituição. No último semestre, podes encontrar a unidade curricular de Simulação Empresarial, que permite que “os alunos adquiram não só uma visão prática da profissão de Contabilista Certificado, mas também uma vivência ética da profissão, num ambiente de simulação da realidade empresarial”, o que pode inclusive resultar na dispensa da realização do estágio necessário à inscrição na Ordem. Esta é mais uma opção que te pode abrir as portas certas no mundo da Contabilidade.
Podes encontrar mais informações sobre este curso aqui.