Com a poeira dos testes a assentar e as últimas afinações feitas para o início da temporada, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 começa quinta-feira com os treinos no Circuito Internacional do Barém. A silly season foi rica em notícias com transferências inesperadas e casos que abalaram as estruturas das equipas. Neste artigo apresentamos-te os protagonistas da temporada, os carros e o que podes esperar naquela que vai ser uma época longa. Começamos, claro, pelos campeões em título
Oracle Red Bull Racing
Pilotos: Max Verstappen (Países Baixos) e Sergio Pérez (México)
A equipa que parte como clara candidata ao título. Max Verstappen vem de uma época com onde conquistou a vitória em 19 dos 22 Grande Prémios disputados e Sergio Pérez quererá mostrar à chefia que merece a renovação de contrato. Dentro da pista, tudo parece estar encaminhado com indicadores positivos nos treinos o RB20 parece ser mais uma aposta acertada da equipa de engenharia que trabalha nas oficinas em Milton Keynes, Reino Unido. Fora da pista, a equipa poderá sofrer um golpe com o CEO e chefe de equipa Christian Horner envolvido numa investigação por comportamento inapropriado com uma funcionária.
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Mercedes-AMG Petronas F1 Team
Pilotos: Lewis Hamilton e George Russel (Reino Unido)
De octacampeões em construtores e sete títulos mundiais de pilotos consecutivos, para dois anos onde só conquistaram uma vitória dentro da pista. A equipa da Mercedes espera que o W14 seja o carro que marque o regresso ao sucesso que foge à equipa, com muitos analistas a estimar que este seja um carro mais rápido que aquilo que deu a entender nos treinos. Isto numa altura em que a equipa se prepara para um futuro sem Sir Lewis Hamilton. O antigo campeão mundial abandona as “setas prateadas” e assina pela Scuderia Ferrari em 2025.
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Scuderia Ferrari
Pilotos: Charles Leclerc (Mónaco) e Carlos Sainz Jr. (Espanha)
Ai, a Scuderia Ferrari. Para muitos a equipa tornou-se um meme devido aos sucessivos erros de estratégia dos quais a vítima acaba por ser inevitavelmente Charles Leclerc. Não esquecer os problemas mecânicos que também atormentaram a equipa nos últimos anos. Agora, sob o comando do francês, Frédéric Vasseur, o SF-24 aparenta ser um carro veloz e com uma performance melhor nas corridas que o seu predecessor. Os tiffosi estão ansiosos para ver o carro em ação e, quem sabe, celebrar uma conquista já este ano.
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McLaren F1 Team
Pilotos: Lando Norris (Reino Unido) e Oscar Piastri (Austrália)
A McLaren foi a equipa que mais melhorou ao longo da temporada que passou. Inclusive alcançado uma vitória numa corrida de sprint e sendo uma das equipas a intrometer-se no domínio da Red Bull (sendo a outra a Ferrari). A dupla jovem de Norris e Piastri espera trazer de volta os tempos de glória da McLaren e se a tendência de progresso se mantiver, a equipa “papaia” poderá vir a ser novamente um incómodo para as equipas da frente.
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Aston Martin Aramco F1 Team
Pilotos: Fernando Alonso (Espanha) e Lance Stroll (Canadá)
O ano passado a Aston Martin teve um ínicio promissor, mas ao longo da época foi decaindo e não se reencontrou com os bons resultados apresentados. Com a sua experiência, Fernando Alonso lidera a equipa e Lance Stroll ainda se tenta afirmar na categoria. O objetivo do proprietário da equipa, Lawrence Stroll (pai de Lance), é tornar a Aston Martin a melhor equipa de Fórmula 1 do mundo. Resta saber se este é mais um ano de afirmação do projeto.
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BWT Alpine F1 Team
Pilotos: Esteban Ocon e Pierre Gasly (França)
A época não augura nada de bom para a equipa francesa. Longe vão os tempos onde conquistaram títulos mundiais, com o atual carro a apresentar várias debilidades e a ser dado por analistas como o mais lento na pista. O ambiente dentro da equipa também não aparenta ser o mais saudável, com rumores da insatisfação dos engenheiros com o carro apresentado. A dupla de pilotos franceses aparenta ter muito trabalho pela frente.
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Williams Racing
Pilotos: Alexander Albon (Tailândia) e Logan Sargeant (Estados Unidos da América)
Olhando para a equipa da Williams, os fãs podem sonhar. Agora sob o comando de James Vowles, antigo engenheiro de corridas da Mercedes, a equipa tem alcançado, ainda com alguma irregularidade, o top 10 em Grandes Prémios. O orçamento ainda desempenha um papel importante no desenvolvimento no carro, mas com o oitavo lugar conquistado no mundial de construtores, os sinais para a época de 2024 são positivos.
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Visa Cash App RB F1 Team
Pilotos: Daniel Ricciardo (Austrália) e Yuki Tsunoda (Japão)
Começamos a chegar ao fim da tabela e a RB, antiga Alpha Tauri, quer que esta seja uma época de mudança. A RB é, tecnicamente, a equipa de reservas da Red Bull e o VCARB01 pode ou não ser quase uma cópia do RB19, que trouxe muitas alegrias aos red bulls. O que é certo é que os pilotos têm um prémio maior em mente, com o contrato de Sergio Pérez a terminar Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo não só vão querer disputar vitórias, mas um lugar na equipa principal e lutar por títulos junto a Max Verstappen.
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Stake F1 Team Kick Sauber
Pilotos: Valtteri Bottas (Finlândia) e Zhou Guanyu (China)
Que confusão de nome este, não é? A equipa helvética encontra-se neste momento a braços com a lei por causa do patrocínio da casa de apostas e a sua legalidade na Suíça. No que toca a desempenho na pista, a Stake F1 Team apresenta um carro que pode vir a surpreender na altura das qualificações, mas o desempenho em corridas pode não ser tão promissor. Um problema que já vem de épocas anteriores.
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MoneyGram Haas F1 Team
Pilotos: Kevin Magnussen (Dinamarca) e Nico Hulkenberg (Alemanha)
Este ano a Haas sofreu uma grande perda ainda antes da época começar. O carismático chefe de equipa Guenther Steiner, simultaneamente estrela da série documental Drive to Survive, saiu da equipa alegadamente por divergências com Gene Haas, o CEO da equipa. Os pilotos são experientes, mas o carro depois de muito prometer na época de 2022, parece ter regredido para o final da grelha, não apresentando consistência em termos de ritmo de corrida.