#1 Utiliza apps 

Ao estudar a partir de aplicações digitais, o teu sucesso escolar pode estar à distância de um clique. Desde a fase de planeamento do estudo até ao treino com perguntas e respostas, passando pela elaboração de resumos/apontamentos, existem apps para tudo e mais alguma coisa, no que ao estudo diz respeito. 

Com a app Pomodoro Timer podes contabilizar o teu tempo de estudo diário e semanal, por disciplinas, e definir previamente as horas para cada um destes momentos. Usa esta app para garantires que estás a estudar o suficiente ou, por outro lado, a descansar o suficiente entre as horas de estudo. 

Já para fazeres os teus resumos, a app Mindly é excelente. Podes organizar toda a matéria em esquemas, numa espécie de “mapas mentais”, que te ajudam a visualizar mais facilmente os conteúdos e a memorizar os temas mais importantes. 

Da mesma forma, através do Google Lens podes copiar e colar parágrafos, traduzir textos ou digitalizar páginas. Basta tirares uma fotografia à(s) página(s) do teu caderno e, a partir daí, selecionares as frases que queres copiar para o computador. 

Por último, está na hora de testares os teus conhecimentos! Através do Kahoot podes criar os teus próprios questionários com perguntas e respostas sobre a matéria que estás a estudar. Esta app funciona em formato de jogo, no qual podes participar com os teus colegas e ganhar pontos à medida que vais acertando nas respostas. 

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


 

#2 Ouve podcasts

Há quem estude melhor a ouvir a matéria e, para tal, existem já alguns formatos de podcast que funcionam como verdadeiros explicadores. E o melhor: podes ouvir sempre que quiseres e onde quiseres através de plataformas como o Spotify, por exemplo. 

Para os amantes de história, o podcast “A História repete-se” é ideal para ouvir falar sobre História de uma forma descontraída e atual. Este programa do Expresso é dinamizado por Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho.  

Já em matéria de letras, podes desconstruir alguns dos mitos e erros mais comuns da Língua Portuguesa no podcast “Na Ponta da Língua”, da Antena1- RTP. São colocadas algumas dúvidas linguísticas por parte dos ouvintes, que são esclarecidas pela professora Sandra Duarte. 

No que toca a números, no podcast em inglês “The Secrets of Mathematics” podes explorar o domínio da matemática e as suas diferentes aplicações nos dias que correm, pela voz de matemáticos de Oxford, que tornam esta disciplina mais aliciante. Conhece mais podcasts que te podem ajudar em forum.pt!

 

Conhece 8 podcasts que te podem ajudar a estudar


Conhece um conjunto de podcasts educativos que te podem ajudar a estudar.


 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


 

#3 Visita portais especializados 

Se consultares as plataformas certas nesta fase de preparação, podes garantir que o teu sucesso está cada vez mais perto. Existem websites com a informação certa para este processo, quer para orientar o estudo, quer para simplificar e responder a algumas das principais dúvidas. 

Uma delas é o website do IAVE, onde podes encontrar exemplos de provas e exames de anos anteriores no “Arquivo de Provas”, nomeadamente os exames do ano letivo anterior, acompanhados dos respetivos critérios de classificação. 

Além disso, se vais fazer exame de Matemática, seja Matemática A, Matemática B ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais, podes aceder ao website Matemática? absolutamente! Esta página é da autoria do professor Paulo Correia que disponibiliza todos os recursos necessários para estudar esta disciplina, desde exames, fichas de trabalho e testes. Mas, o mais interessante é que podes ver toda a resolução dos exercícios de matemática nesta plataforma! 

Por último, na plataforma de e-learning evulpo podes encontrar um conjunto de aulas online sobre várias disciplinas, que englobam vídeos explicativos e resumos sobre as matérias, além de exercícios.  

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


 

#4 Aproveita os dispositivos tecnológicos 

Há quem diga que prefere estudar apenas através dos manuais escolares. Mas, hoje em dia, já existem muitos jovens que recorrem aos seus computadores ou tablets, quer para pesquisar informação na Internet, como para fazer os seus próprios resumos em formato digital ou até para ler os manuais online. 

Neste caso, este tipo de dispositivos permite recorrer a uma série de ferramentas a partir de um simples ecrã. Podes escrever os teus resumos digitais, criar infográficos com imagens e palavras-chave para preparar os exames ou, ainda, sublinhar as informações mais relevantes, como se de uma folha de papel se tratasse.

Inclusivamente, são já os próprios professores que contribuem, muitas vezes, para a adoção de ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula. Estes recursos acabam por oferecer maior autonomia e liberdade de estudo através. Já para não falar no peso destes dispositivos, que é muito menor face aos manuais escolares que muitos carregam consigo todos os dias. 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


 

#5 Agenda sessões online 

Se gostas de estudar com os teus colegas, não percas esse hábito nesta preparação para os exames nacionais. Hoje em dia, nem precisas de perder muito tempo a tentar conciliar a tua agenda com a dos teus colegas. Podes simplesmente usar plataformas para fazer reuniões online, como por exemplo o Zoom, o Microsoft Teams, o Google Meet ou até o próprio WhatsApp

Para além de permitirem estudar em grupo, sem sair de casa, estas plataformas são ideais para partilhares ideias e esclareceres dúvidas com os teus colegas, de forma rápida e dinâmica, ou até para beneficiares deste apoio em grupo para ultrapassar o stress da preparação para os exames. 

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.

 


#6 Recorre a soluções de IA 

A inteligência artificial já chegou também ao setor da educação, para facilitar o processo de aprendizagem e permitir o desenvolvimento de novas competências por parte dos alunos. 

Um dos recursos mais comuns atualmente é a funcionalidade de chatbot, que se adapta facilmente às necessidades de cada aluno e oferece feedback em tempo real sobre eventuais dúvidas, além de orientar o próprio estudo, com sugestões de pontos a melhorar e recursos para preparar os exames. É importante que entendas estas soluções como uma ferramenta de apoio, verificando e trabalhando sempre a informação que te é fornecida por elas. 

Esta solução digital está disponível 24 horas por dia e é totalmente personalizada de acordo com as necessidades de cada estudante. Para além do ChatGPT, podes experimentar softwares como o Google BERT, Bloom ou ChatSonic.