Téo Assis

18 anos, 12º ano, Escola Secundária Alberto Sampaio 

 

Téo Assis

 

"Este ano, como vou realizar dois exames, Matemática A e Física e Química A (melhoria), comecei a preparar-me mais cedo do que no ano passado, já que o tempo dedicado a cada um deles tornou-se mais escasso. Estes são momentos de avaliação de enorme relevância para o nosso percurso académico, sendo definidores para o acesso ao ensino superior.

Desde o 2º período, que o meu trabalho é direcionado para os exames nacionais, principalmente para Física e Química, visto que não tenho mais a disciplina. Em ambos os casos, estou a recuperar os conceitos que já não me são tão claros e a fazer exercícios, de modo a construir uma base sólida capaz para os exames nacionais".

 

 Clica na seta abaixo para conhecer as restantes experiências.

 


Carolina Sousa

18 anos, 12º ano, Escola Secundária Romeu Correia

 

Carolina Sousa

 

"Os exames nacionais são um marco importantíssimo no percurso escolar de qualquer aluno, já que influenciam a entrada na faculdade.

No ano passado, fiz apenas a 1ª e 2ª fases do exame nacional de Biologia e Geologia, uma vez que é o único que necessito para entrar na universidade que pretendo. Durante toda a preparação, resumi todas as matérias possíveis e fiz exames de anos anteriores. 

O melhor é mesmo guardar resumos, fichas, entre outros recursos, para quando chegar a altura dos exames, utilizá-los e relembrar as matérias. Além disso, é extremamente importante manter uma boa organização. Não vale de nada ficar nervoso! Estamos todos a lutar pela mesma coisa, e se nos sentirmos confiantes, não tem como correr mal!".

 Clica na seta abaixo para conhecer as restantes experiências.

 


 

Ana Alves

16 anos, 11º ano, Colégio Internato dos Carvalhos

 

Ana Alves 1

 

"Os exames são uma ferramenta árdua para conquistar o curso que pensamos em seguir futuramente, se considerarmos a hipótese de ingressar no ensino superior. 

É uma preparação intelectual e emocional. Para perceber a parte teórica, faço exercícios do IAVE e invisto bastante em cultura geral sobre a disciplina, de forma divertida. Embora seja um momento de ansiedade e pressão, é possível trabalhar esse aspeto para evitar confusões nos dias dos exames.

Sugiro encontrar um método de estudo no qual é possível recorrer à internet. Para além disso, investir na cultura geral e em exercícios diários sobre a matéria, pois facilita muito a compreensão e interpretação no dia de exame".

 Clica na seta abaixo para conhecer as restantes experiências.

 


Fernanda Azevedo

17 anos, 11º ano, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves

 

Fernanda Azevedo

 

"Os exames são muito importantes, pois com eles vou conseguir ingressar no ensino superior e seguir a área que desejo.

Costumo estudar lendo os manuais, enquanto faço resumos e tento resolver o máximo de exercícios possíveis nas fichas que os meus professores enviam, no manual e em exames anteriores.

Prestem bastante atenção nas aulas, escutem as dicas que os professores dão, tirem apontamentos, façam muitos exercícios e o mais importante: tirem dúvidas com os professores".