A sessão de abertura que marca o início das oito "Escolas de Verão
" do Politécnico de Viseu realizou-se hoje, pelas 10h00, no Pavilhão Multiusos do campus desta instituição de ensino superior. Na sessão, estiveram presentes o presidente do Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, e a vice-presidente do IPV que coordena a iniciativa "Escolas de Verão", Manuela Ferreira.

Durante os próximos três meses, 120 estudantes vão poder integrar equipas e atividades de investigação orientadas por cerca de 50 docentes do IPV, em áreas como Impressão 3D, Agroecologia, Internet das Coisas, Literacia em Saúde ou Economia Circular e Sustentabilidade. 

Esta é uma iniciativa financiada pelo programa "Verão com Ciência" promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e apoiado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). No total, o Politécnico de Viseu recebe 180 mil euros para dinamizar estas oito escolas de verão, sendo que o programa prevê o apoio aos estudantes participantes com "bolsas de iniciação à investigação e de investigação e, assim, compensar as necessidades financeiras para fazer face à continuação dos seus estudos", explica o IPV, em comunicado.

 

 

De acordo com a DGES, os apoios distribuídos por este programa visam "incentivar atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores", no âmbito do plano de resposta à pandemia do novo coronavírus. Este contributo é efetuado através da "valorização da capacidade científica, tecnológica e académica existente em Portugal e a sua relação com a sociedade", contribuindo para "o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior".

O Politécnico de Viseu disponibiliza mais informação sobre as suas escolas de verão aqui.