O Instituto Politécnico de Castelo Branco divulgou hoje os planos para o funcionamento do ano letivo 2020/21 das suas escolas superiores. "A instituição está preparada para o arranque do ano letivo 2020/2021, no próximo dia 1 de outubro", garante o IPCB, em comunicado.

As aulas do ano letivo 2020/2021 inclui regime presencial e, "em caso de fundamentada necessidade", o desdobramento em regime a distância de algumas das atividades letivas. Esta solução deverá ser implementada "por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes pertencentes a uma determinada turma nas condições de segurança definidas nas orientações da Direção-Geral da Saúde".

O plano implementado pelo IPCB segue as recomendações às Instituições de Ensino Superior comunicadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por outro lado, acrescenta a mesma fonte, o IPCB "seguiu, rigorosamente, as orientações para atividades letivas e não letivas elaboradas pela Direção Geral de Saúde (DGS)" no contexto da pandemia da Covid-19, sendo que os documentos disponibilizados pelas Escolas são dinâmicos e serão atualizados sempre que necessário.

 

 

"Está assegurada a rotatividade dos estudantes em contexto presencial, e garantida a equidade entre eles. As regras de utilização dos espaços são conhecidas e foi maximizada a utilização das instalações, no tempo e no espaço, promovendo menor pressão demográfica e maior distanciamento social", revela o IPCB.

De forma a aumentar o número de estudantes que podem assitir a aulas presenciais, para além da utilização de todos os auditórios das Escolas, o plano prevê que algumas aulas da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias sejam lecionadas no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência. De igual forma, algumas aulas da Escola Superior de Artes Aplicadas e da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias serão lecionadas numa sala do Centro de Empresas Inovadoras (CEI), cedida pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no quadro da constante cooperação entre o Município eo IPCB.