O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) anunciou hoje que, a partir do próximo dia 14 de abril, dará início a uma ação de testagem massiva à Covid-19. A ação surge no âmbito de uma parceria com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), visando "assegurar um retorno em segurança às atividades letivas presencias da sua comunidade, a decorrer de forma faseada a partir de 19 de abril", explica o IPS, em comunicado.
A campanha será realizada com recurso aos testes rápidos de antigénio e abrange todos os membros da comunidade académica do IPS que regressam aos campi de Setúbal e do Barreiro, cumprindo o que foi estipulado pela DGES e Direção-Geral de Saúde (DGS) na Recomendação às Instituições Científicas e de Ensino Superior relativa a rastreios laboratoriais pela SARS-Cov-2. A ação decorrerá em três períodos distintos, prevendo a realização de mais de cinco mil testes entre os dias 14 e 16 de abril, de 22 a 24 de abril, e de 28 e 30 de abril.
Em paralelo com a testagem rápida, o IPS dará continuidade à campanha de rastreio com testes laboratoriais para diagnóstico de SARS-CoV-2, iniciada ainda em março junto da sua comunidade académica, e desenvolvida em laboratório próprio certificado, o IPS COVID Lab, situado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS).
A referida campanha foi para o terreno a um mês do regresso ao ensino presencial no Ensino Superior, e no quadro de, explica o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, “uma postura de responsabilidade e de compromisso para com toda a comunidade, de forma a mitigar os efeitos da pandemia, prevenir contágios e conter surtos que possam surgir, não apenas nos nossos campi, como também na comunidade com que cada um de nós se relaciona”