O Futuro é Agora” é a frase que o Politécnico de Viseu escolhe como cartão de visita. A expressão procura realçar como as aprendizagens realizadas hoje terão impacto no futuro dos seus estudantes. Um futuro em que o Politécnico de Viseu vê os seus diplomados a construir um mundo melhor, enquanto “profissionais que desempenham um papel transformador na sociedade”.

A mudança, explica o Politécnico de Viseu, nasce da preparação que a sua formação possibilita, em percursos académicos onde ensino, investigação e as potencialidades da região se encontram. O resultado é uma “formação sólida, baseada no conhecimento, na prática, no diálogo e na descoberta”.

 

 

O caminho de crescimento é percorrido pelos próprios estudantes, uma vez que o Politécnico de Viseu define como valores essenciais a responsabilidade e liberdade. Estas ideias ganham forma na formação e na investigação,  onde os estudantes são desafiados a trilhar o seu percurso, abraçando projetos, ideias e pessoas.


Construir pontes

O Politécnico de Viseu procura que os seus estudantes participem na criação de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais inclusiva e mais igualitária. “Reunimos esforços para que ninguém fique para trás. Esta é a nossa visão do futuro”, refere esta instituição de ensino superior, no seu site.

 

Dimensão internacional

A concretização de parcerias internacionais que permitam aos estudantes e colaboradores realizar períodos de mobilidade é uma das apostas do Politécnico de Viseu. Este objetivo é alcançado com a participação em várias redes internacionais, com particular enfoque na Europa (através da aposta na concretização de uma Universidade Europeia) e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Por outro lado, o número de estudantes internacionais tem aumentado, acrescentando diversidade e multiculturalidade ao campus. Atualmente, o número de estudantes internacionais representa perto de 10% da comunidade estudantil.

 

A ideia que está na base desta atitude é a “construção de pontes”. Uma obra que resulta do do esforço conjunto de “uma comunidade académica integradora, caracterizada pela proximidade e comunicação entre todos”.

Esta é a forma encontrada para criar uma forte ligação à sociedade, seja através dos projetos de investigação e desenvolvimento (regionais, nacionais e internacionais) ou através da dinamização social, desportiva, cultural e artística levada a cabo pela sua comunidade académica.

 


O Politécnico de Viseu em números
+5700
estudantes
29
Licenciaturas
29
CTeSP
355
docentes
5
escolas superiores
3
residências


 

Será através desta ligação ativa dos estudantes com a sociedade que se garante um crescimento integrado que combina o saber técnico e prático com a dimensão humana e de proximidade. O resultado final é uma experiência de claras mais-valias: “Reunimos a excelência do ensino e formação académica com a oferta cultural e diversidade de práticas desportivas”, destaca o Politécnico de Viseu, antes de concluir: “E é por isso que somos palco de uma vida académica enriquecedora”.

Para saber mais sobre o Politécnico de Viseu, lê o nosso artigo dedicado às suas cinco escolas superiores.

 

Conhece as escolas do Politécnico de Viseu

Viaja pelo interior do Politécnico de Viseu, conhecendo as suas cinco escolas superiores que se focam em várias áreas do saber.