O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é uma das instituições de ensino superior nacionais que assumiram o compromisso de prevenir e combater o sexismo, através da adesão à campanha “Mobiliza-te contra o Sexismo”, financiada pelo Conselho da Europa (CE).
O projeto encontra-se a decorrer em nove países europeus e é dinamizado em Portugal através de uma parceria entre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), adotando como lema “Sexismo: Repare nele. Fala dele. Acabe com ele”.
Em comunicado, o IPS explica que a adesão a esta campanha internacional se justifica pelo facto desta instituição seguir os princípios do “respeito pelas pessoas, da justiça social, da igualdade de oportunidades, da proteção da diversidade cultural”.
O principal objetivo, acrescentam, passa pela divulgação e o debate público em torno da recomendação do Comité de Ministros do CE aos Estados Membros, de 27 de março de 2019, que pela primeira vez fixa uma definição para sexismo.