Tetralogia Napolitana

(2011-2014, Elena Ferrante)

Ao longo dos quatro volumes desta tetralogia, podes acompanhar o desenvolvimento da amizade de Elena e Lila, desde a sua infância até à velhice. O primeiro volume, A Amiga Genial, conta o início desta amizade, chegando à conturbada fase da adolescência. Elena e Lila conhecem-se na década de 1950, num bairro pobre e violento nos arredores de Nápoles. Elena é a melhor aluna da turma, contrariamente a Lila, que acaba por chamar a atenção pelo seu mau comportamento. Assim que terminam a escola, as duas amigas seguem caminhos diferentes no que à educação diz respeito. Os livros seguintes continuam a acompanhar o crescimento de Lila e Elena e a evolução da sua amizade. 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

As velas ardem até ao fim

(1942, Sándor Márai)

 

Fotos site Redes Sociais 1

 

Este é um clássico da literatura que promete levar-te à reflexão. Em plena Segunda Guerra Mundial, Sándor Márai leva-nos para o cenário sombrio da Europa na década de 1940. Num pequeno castelo na Hungria, Henrik e Konrád, dois velhos amigos, reencontram-se após 41 anos de afastamento. Na juventude, os dois foram inseparáveis, mas um incidente misterioso acabou por separá-los, deixando algumas questões por resolver. Agora, frente a frente, numa longa noite de confissões, os dois amigos revisitam o passado, a amizade intensa que os uniu e o segredo que os distanciou. As Velas Ardem até ao Fim é uma obra psicológica, que mergulha nas complexidades das relações humanas e no impacto dos laços que marcam as nossas vidas para sempre.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Mulherzinhas

(1868, Louisa May Alcott)

 

Fotos site Redes Sociais 2

 

Em plena Guerra Civil Americana, Mulherzinhas conta a história de quatro irmãs - Meg, Jo, Beth e Amy - que, apesar das dificuldades financeiras, enfrentam os desafios da vida com amor, coragem e união. Cada uma das irmãs tem uma personalidade distinta: Meg é prática e madura, Jo é rebelde e sonhadora, Beth é doce e generosa e Amy é ambiciosa e artística. Ao longo dos anos, as personagens lidam com algumas peripécias na vida familiar, perseguindo os seus sonhos, enfrentando perdas e encontrando o amor. Ainda assim, o laço entre as irmãs mantém-se inquebrável, mostrando o poder do afeto familiar. Esta é uma narrativa sobre crescimento, amizade e construção de uma identidade, que continua a tocar gerações de leitores em todo o mundo.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


Ratos e Homens

(1937, John Steinbeck)

 

Fotos site Redes Sociais 3

 

A realidade da Grande Depressão nos Estados Unidos é o que nos apresenta Ratos e Homens. Neste livro, Steinbeck conta a história de dois trabalhadores rurais, George Milton e Lennie Small, que viajam juntos em busca de uma vida melhor. George, astuto e protetor, cuida de Lennie, um homem grande e forte, porém inocente e com pouca memória. Apesar das dificuldades, os dois amigos sonham, um dia, comprar um terreno e viver de forma independente. No entanto, a dura realidade da vida rural, o preconceito e os mal-entendidos em torno de Lennie acabam por colocar este sonho em risco. Adaptado várias vezes ao teatro e ao cinema, podes encontrar neste livro uma escrita simples, mas emocional, que aborda temas como a amizade, esperança e sacrifício, assim como o fim do sonho americano.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

Amanhã, Amanhã, e Ainda Outro Amanhã 

(2022, Gabrielle Zevin)

 

Fotos site Redes Sociais 4 

 

Sam Masur e Sadie Green conhecem-se na infância e partilham o gosto comum pelos videojogos. Anos depois, já na faculdade, os dois amigos reencontram-se, à saída do metro. O mundo dos jogos volta a uni-los e, juntos, decidem criar um jogo de computador, ICHIGO, que explora a própria condição humana. Este livro de Gabrielle Zevin aborda diferentes formas de amor, assim como o poder das segundas chances e dos mundos imaginários. Amanhã, Amanhã, e Ainda Outro Amanhã traz uma reflexão profunda sobre o que significa criar e compartilhar sonhos num universo em constante mudança.

 

  Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.


As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay

(2000, Michael Chabon)

 

Fotos site Redes Sociais 5

 

No final da década de 1930, em Nova Iorque, e em plena ascensão da Era de Ouro das bandas desenhadas nos Estados Unidos, dois jovens, Joe Kavalier e Sam Clay, unem as suas paixões e talentos. Juntos, criam um super-herói que marcará a história das bandas desenhadas, o Escapista. Joe, um talentoso artista e mágico que escapou da Europa dominada pelos nazis, encontra em Sam, o seu primo americano, o parceiro ideal para dar vida às suas aventuras. À medida que a sua carreira cresce e que estas histórias ganham popularidade, Joe e Sam enfrentam os seus próprios desafios pessoais, incluindo questões de identidade, sexualidade, família e as cicatrizes deixadas pela guerra. Com uma narrativa rica e cativante, podes encontrar neste livro uma celebração da amizade, da imaginação e da capacidade humana de resistir, criar e reinventar-se.