A chegada da Covid-19 veio fazer do trabalho em casa uma realidade habitual, em vários ramos de atividade. Contudo, já antes da pandemia esta opção gozava de uma popularidade crescente – a gestão mais flexível do horário e até a fuga ao trânsito ou às horas de ponta são habitualmente vistas como as suas principais vantagens.
A redução do tempo e dinheiro investido em transportes ou deslocações é também vista como outra das possibilidades, bem como o consequente aumento do tempo livre, gerando uma maior disponibilidade para a família, por exemplo. Por fim, o maior controlo do ritmo de trabalho, ao ser possível controlar de forma mais eficaz as interrupções, é também visto como um benefício.
Trabalhar em casa
Vantagens
Flexibilidade de horário
Redução de deslocações e gastos
Maior controlo do ritmo de trabalho
Desvantagens
Sobreposição de vida pessoal e profissional
Isolamento face a colegas e contactos profissionais
Contudo, há também um outro lado quando falamos deste tipo de profissão, com um conjunto de desafios por que passam agora muitos profissionais. Desde logo, trabalhar em casa pode gerar alguma dificuldade em distinguira vida pessoal da profissional – algo que poderá levar à ultrapassagem do limite saudável de trabalho realizado num dia, por exemplo.
Por outro lado, a modalidade de trabalho a partir de casa pode criar um isolamento social face a colegas e contactos profissionais. Este é um dado importante, tendo em conta que o estabelecimento de relações saudáveis e próximas com colegas é apontado como um dos pontos essenciais para a produtividade, não só em termos de motivação, como também em termos de integração e valorização do próprio trabalho.
Independentemente dos benefícios ou desvantagens de trabalhar em casa, a crescente digitalização das relações (sociais, profissionais, comerciais) parece tornar a modalidade do teletrabalho uma realidade cada vez mais presente. Tendo em conta a importância da decisão, deves ponderar se as características deste trabalho se adequam ao teu perfil e interesses. Fica a conhecer 10 opções que são ideais para esta modalidade.
#1 Designer
Na categoria de designer, podemos incluir as modalidades de designer gráfico (que desenha e produz de conteúdos para impressão ou de estratégias de identidade visual, por exemplo) ou webdesigner (que desenha sites, páginas e conteúdos a publicar online). Em qualquer uma destas especialidades, o designer é um profissional que, por norma, trabalha por projetos e de forma individual, reunindo por isso as condições ideais para trabalhar a partir de casa. Talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e de edição, bem como capacidade de execução de projetos são algumas das características exigidas nesta profissão.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#2 Tradutor/a
O/a tradutor/a trabalha sobretudo textos (como livros, revistas ou documentos), ao contrário de um/a intérprete, que fazem o elo de ligação entre pessoas que comunicam em línguas diferentes. Tendo com conta estas características, a tradução é uma área com bastante afinidade com o trabalho a partir de casa, seja nas áreas de edição de publicações, comércio, diplomacia ou mesmo atividade turística. Para além do conhecimento (muito!) aprofundado das línguas com que trabalham, estes profissionais necessitam ainda de conhecer as culturas associadas, de forma a conseguir traduzir frases ou expressões mais complexas.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#3 Programador
O/a programador/a é o/a responsável pela criação e gestão de várias soluções informáticas. Essa diversidade fica presente na quantidade de especializações existentes – software, web, mobile, sistemas, videojogos, entre outras. Em comum, estes profissionais desenvolvem (com recurso a códigos como Java, Python ou C++) instruções e algoritmos para controlo de um computador. Este é um trabalho com procura elevada, no mercado de trabalho atual, sendo que as características da sua atividade possibilitam o trabalho a partir de casa. Capacidade análise, de resolução de problemas, raciocínio lógico e resiliência serão qualidades importantes.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#4 Cientista de Dados
Os cientistas de dados são os profissionais que analisam os indicadores que podem determinar o sucesso ou insucesso de uma empresa ou instituição, procurando desafios que, de outra forma, não seriam tidos em consideração. Nesse sentido, recorrendo à análise de Big Data, estes e estas profissionais estabelecem relações entre dados, apresentando tabelas estatísticas e relatórios. Todas estas etapas são predominantemente individuais e marcadas pelo cunho pessoal do ou da analista – detalhes que tornam esta profissão compatível com o teletrabalho. Aptidão pela matemática e estatística, capacidade de gestão de projetos e raciocínio analítico serão algumas das competências mais importantes.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#5 Produtor/a de Conteúdo
A função de “produtor de conteúdo” designa um conjunto de profissões na área do Marketing Digital, num mundo marcado pelo crescimento exponencial de conteúdos (textuais e audiovisuais) produzidos e partilhados. Afinal de contas, content is king. Desta forma, podemos incluir nesta categoria copywriters (produtores de textos publicitários), podcasters ou até designers e editores de vídeo. Estes conteúdos podem ir de um post numa rede social a uma infografia, passando por um ebook um vídeo. Habitualmente, esta produção implica um grau de independência elevado, sendo que competências como gosto pela escrita e leitura, criatividade e organização serão essenciais.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#6 Agente de Viagens (online)
Poderá parecer um contrassenso que um agente de viagens possa ser primariamente um profissional que trabalha a partir de casa. Contudo, a evolução digital e informativa a que assistimos tem conduzido a esta transformação no sector, criando uma espécie de consultores de viagens independentes, que desempenham em casa, através do seu computador todo o seu trabalho – que passa por organizar e promover a venda de e a prestação de serviços turísticos, esclarecendo dúvidas e prestando informações. Boa cultura geral, capacidade de comunicação e conhecimento de línguas e informática serão essenciais, para além do gosto por viajar.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#7 Social Media Manager
À medida que a comunicação através das redes sociais ganhou protagonismo e relevância institucional, assistimos ao surgimento dos/das gestores/as de redes sociais ou social media managers. São eles e elas que desenham, implementam e avaliam uma estratégia de comunicação para as redes sociais, ajustando os conteúdos partilhados aos objetivos e missão da empresa ou instituição. Podem integrar as equipas de comunicação de uma empresa ou trabalhar de forma independente. As suas funções vão da criação de conteúdos à pesquisa de mercado, passando pela avaliação da estratégia. Por essa razão, esta função implica uma mistura entre criatividade, capacidade de análise e de adaptação.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#8 Gestor/a de Equipa
A gestão de equipas é uma das ocupações apontadas como emergente, seja na modalidade presencial ou a distância, sendo que, atualmente, muitas equipas se encontram a trabalhar a distância. Contudo, uma das aplicações desta ocupação é realizada por norma em modalidade de teletrabalho – por exemplo, a gestão de equipas de suporte tecnológico (que apoiam a instalação e resolução de problemas), que tem vindo a obter um protagonismo crescente no mercado de trabalho atual. Para além das óbvias capacidade de comunicação, organização ou de gestão de conflitos, por exemplo, outras competências como empatia ou capacidade de escuta ativa farão toda a diferença nesta função.
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#9 Editor de Vídeo
No mundo do marketing digital, o vídeo é visto, atualmente, como o tipo de conteúdo mais importante para interagir com uma audiência. A explicação pode ser encontrada nas estatísticas de utilização do YouTube, por exemplo – a cada dia, são visualizadas mil milhões de horas de conteúdo nesta plataforma. A produção de vídeo assume, por isso, uma importância estratégica, bem como a edição deste tipo de conteúdos. Os editores e editoras de vídeo vão, a partir de conteúdo em bruto, criar um produto final, trabalhando por norma de forma independente. A qualidade do resultado dependerá da capacidade técnica, criativa e de resolução de problemas inesperados (como imagens com má qualidade, por exemplo).
Clica nas setas abaixo para conhecer as profissões seguintes.
#10 Vendas e Marketing
Numa altura em que um número crescente de compras e vendas se realizam online, a área comercial tem visto a sua vertente de trabalho a distância ser reforçada, sobretudo em dimensões como o apoio e assistência ao cliente, a representação comercial (criando propostas e parcerias) ou gestão de e-commerce. Estes últimos são os e as profissionais que desenham estratégias de vendas online, definindo preços e promoções, por exemplo, bem como lidando com os processos logísticos para a entrega e comunicação. Capacidade de comunicação será um dos pontos mais importantes para desempenhar esta função, bem como criatividade e raciocínio analítico.