Cientista Político
Se gostas de estar por dentro da teoria e compreender a origem, o desenvolvimento, as relações e o funcionamento das instituições e dos movimentos políticos, então a profissão de cientista político pode ser a tua vocação. Nesta área, vais poder analisar, contextualizar e interpretar comportamentos políticos individuais, de grupos ou de massas. Também vais analisar regimes políticos de uma forma detalhada, de maneira a dar a conhecer e explicar a sua formação, estrutura, funcionamento e transformações.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Assessor Político
Os deputados ou governantes fazem-se muitas vezes acompanhar de um assessor político. Nesta função, vais trabalhar nos bastidores e vais contribuir para o sucesso do político/a que representas. Enquanto assessor vais funcionar como intermediário e criar ligações com as comunidades, trabalhar a sua comunicação de forma a dar visibilidade aos projetos e cuidar da sua relação com os eleitores, ajudando assim a que este consiga cumprir os seus objetivos.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Diplomata
Talvez a tua ambição seja representar o teu país no estrangeiro. Para tal, podes seguir a carreira de diplomata e, dentro dela, tens várias funções. Deixamos-te aqui alguns exemplos que podes encontrar na legislação nacional: embaixador, conselheiro de embaixada, secretário de embaixada ou adido. Enquanto diplomata, além de funções representativas, promoves a cultura nacional, proteges os interesses dos cidadãos portugueses no estrangeiro e participas na negociação de acordos internacionais.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Jornalista Político
No mundo da política, também é necessário existir quem acompanhe os trabalhos de forma regular – debates, comissões parlamentares, outras reuniões – e que, posteriormente, consiga noticiar ou questionar os protagonistas sobre os trabalhos que acabaram de decorrer. Enquanto jornalista político vais poder participar na cobertura de eleições, informar sobre as políticas e leis em debate e reportar sobre qualquer mudança governamental, contribuindo assim para uma maior transparência dos atores políticos e melhor compreensão deste mundo por parte da sociedade civil.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Assessor Jurídico
Ter um bom conhecimento das leis é importante para qualquer político que esteja em representação dos seus constituintes. Enquanto assessor jurídico terias como papel analisar os projetos de lei, propostas de alteração e outras iniciativas parlamentares, fazer apoio técnico às comissões parlamentares e ajudar os deputados a compreender as propostas. Terás igualmente participação ativa na redação ou revisão de textos legislativos e, enquanto consultor do deputado ou grupo parlamentar, poderás fornecer parecer jurídicos sobre diferentes matérias.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Assessor de Comunicação
Enquanto assessor de comunicação, poderas prestar apoio na gestão da imagem pública e na comunicação institucional do deputado ou grupo parlamentar com quem trabalhas. Tratar da gestão das redes sociais, preparar conferências de imprensa e elaborar as estratégias de comunicação ou marketing político são alguns dos exemplos de tarefas envolvidas neste trabalho. Estes profissionais também trabalham diretamente com os órgãos de comunicação social, de maneira a transmitir a mensagem e o posicionamento do/s deputado/s quanto aos trabalhos e à atualidade política.
Encontra mais informação sobre profissões ligadas a vocações em forum.pt!