#1 Técnico/a (Som, Luz e Vídeo)


rob simmons yYh5hf9atNw unsplash

Os técnicos trabalham os vários elementos que compõem o espetáculo, sendo que habitualmente, são especializados num deles. O técnico de som analisa o espaço para responder às necessidades do espetáculo, criando um desenho de som, tendo em conta, por exemplo, a acústica ou a dimensão do local. Já o técnico de luz prepara o sistema de iluminação, criando um setup que se enquadre na criação artística em palco. Mais recentemente, as possibilidades tecnológicas abriram caminho ao técnico de vídeo que é responsável pela criação e transmissão de conteúdos audiovisuais durante o espetáculo. Para além de realizarem a preparação do local, durante o sound e light check, estes profissionais trabalham a performance ao vivo, cumprindo o plano estipulado à partida para realização do espetáculo. Habitualmente, podem ter formação nas áreas de Engenharia de Som, Teatro (variante Técnico de Luz e Som) ou Multimédia.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Produtor/a


produtor

A palavra produtor ou produtora designa um profissional que contrata, organiza e supervisiona a realização de tarefas relacionadas com a execução de um espetáculo. Por essa razão, os produtores e produtoras estabelecem planos de ação e gerem orçamentos, realizando tarefas como a marcação de hotéis e viagens ou contratação de serviços necessários (drivers, fotógrafos/as ou equipas de limpeza, por exemplo). Como tal, estes profissionais devem possuir um grande sentido de responsabilidade e organização, bem como capacidade de comunicação e de resolver problemas. Podem deter formações superiores na área da produção (uma variante incluída em vários cursos na área do Cinema, Teatro ou Música).


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Agente e Manager


manager

Por vezes vistos como tendo funções similares, agentes e managers têm responsabilidades bastante diferentes, na sua relação com o mundo do espetáculo. O ou a agente, também denominado de booker, tem como principal preocupação efetuar marcações e vendas de um espetáculo, estabelecendo contactos com possíveis interessados e respondendo a pedidos de informação sobre custos e logística, por exemplo. Já o ou a manager é responsável por gerir a carreira de um artista, habitualmente desenhando estratégias nas áreas musicais e de comunicação. Uma formação superior na área da Gestão poderá ser útil, sendo que competências de comunicação interpessoal, coordenação de equipas e de organização serão importantes.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Programador/a Cultural


stage curtain 660078 960 720

O trabalho muitas vezes invisível dos programadores e programadoras passa por desenhar e implementar uma estratégia cultural para uma estrutura (como um teatro ou um centro cultural) ou uma região (normalmente um município), escolhendo os vários espetáculos/iniciativas que vão compor uma determinada temporada ou ciclo. Como tal, estes profissionais devem estar atentos, não só ao interesse do público para quem programam, mas também às oportunidades de contratação de espetáculos que venham a ter um impacto positivo na comunidade. Nesse sentido, o programador terá de manter um contacto próximo com representantes de vários setores, conhecendo as características da sua comunidade, de forma a maximizar o efeito da sua ação. Sentido de responsabilidade, conhecimento cultural e capacidade de empatia serão muito relevantes nesta tarefa, sendo que existe alguma oferta de formações de ensino superior especializadas nesta área.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#5 Direção de Cena (Stage Manager)


stagemanager

Tradicionalmente, no mundo do Teatro, o Diretor ou Diretora de Cena assegura a coordenação de tarefas que rodeiam a execução técnica de um espetáculo, certificando que atores e técnicos cumprem a sua função no momento certo. Por essa razão, este trabalho é realizado em grande proximidade com o/a encenador/a que, normalmente, toma decisões criativas ligadas à expressão artística. Estes profissionais surgem também em espetáculos musicais, sendo responsáveis pela organização de trabalhos que acontecem em palco. Competências de organização serão muito importantes para estes e estas profissionais, que necessitam também de possuir capacidade de adaptação e de resolução de imprevistos.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#6 Coreógrafo/a


dancer

Sendo um criador, o coreógrafo ou a coreógrafa não tem necessariamente de ser intérprete. Movendo-se no campo da dança, estes e estas profissionais podem centrar a sua atividade em várias especialidades que vão do ballet à dança contemporânea, passando por vários géneros. O objetivo do seu trabalho passa por exprimir ideias através da dança e de gestos corporais, elaborando movimentos e sequências. O seu trabalho pode resultar num espetáculo de dança ou incorporar outros espetáculos (musicais ou teatrais). A capacidade de criação, musicalidade e sentido estético serão por isso muito relevantes. Existem cursos superiores de Dança que habilitam para esta profissão, sendo que ela é precedida, habitualmente, de alguma experiência enquanto bailarino ou bailarina.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#7 Figurinista


tailor

Os e as figurinistas são os responsáveis por criar e elaborar o figurino utilizado por personagens de uma produção artística que pode ser teatral, musical ou televisiva. Por essa razão, trabalham de perto com os outros intervenientes do espetáculo como artistas, produtores ou encenadores. A visão estética do criador (coreógrafo, criador ou diretor artístico) será o ponto de partida para o figurino, cabendo a estes profissionais a sua adaptação aos usos e movimentos do performer. Criatividade, capacidade de execução e adaptação serão por isso fundamentais nessa profissão que implica experiência na área do design de moda, existindo formação superior especializada.