#1 Treinador

O treinador, também conhecido por técnico ou “mister”, é quem prepara os atletas. Deve possuir competências para gerir e liderar equipas multidisciplinares, com o objetivo de garantir rendimento desportivo. Esta profissão exige estudo contínuo, cursos de diferentes níveis e ações de especialização. O conhecimento de táticas e estratégias, bem como da mentalidade de competição, é muitas vezes potenciado por um passado enquanto atleta. Há que ser capaz de tomar decisões difíceis, ser imune à crítica, saber falar publicamente, dominar várias línguas e conseguir gerir os egos, expetativas e frustrações de quem está sob a sua alçada.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#2 Árbitro


soccer 1859046 960 720

Muitas vezes o mais mal-amado de qualquer desafio desportivo, é ao árbitro que compete fazer prevalecer as regras e o espírito do jogo, bem como refrear os ânimos dos intervenientes em campo. Nas bancadas, o seu trabalho também é escrutinado ao milímetro, o que já se vê a quantidade de nervos de aço exigidos nesta profissão. Ter uma imparcialidade a toda a prova e boa condição física são outros dos critérios exigidos. Saber várias línguas também ajuda. Os árbitros são designados pelas organizações ou associações das diferentes modalidades. Pode-se começar no escalão amador e ir até à categoria internacional, sendo que o vencimento varia consoante o número de jogos arbitrados. Não é necessário ter curso superior mas sim formações específicas de vários níveis. É possível conciliar esta atividade com outra carreira profissional.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#3 Analista de metodologia de treino

8 profissões para quem gosta de Desporto

É o tipo das estatísticas. Das próprias e dos atletas/rivais. Analisa ao detalhe a performance de cada elemento: quantos quilómetros corre x futebolista em campo, quantos cestos de 3 pontos fez um certo jogador por jogo, qual a tendência de um tal guarda-redes se atirar para o lado direito nos penaltis, quantos match points fez aquele tenista por época, quantas faltas, quantos livres, quantos, quantos, quantos... Os treinadores mais modernos já não sobrevivem sem esta figura como seu braço direito. O analista observa, compila dados e depois conclui qual a melhor defesa, o melhor ataque, a forma de jogar mais bonita e/ou eficaz. Descobre as fraquezas dos outros para depois tirar partido delas.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#4 Professor de Educação Física

É responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e as regras técnicas de diferentes modalidades a alunos desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário. Tendo por objetivo a promoção da saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, também pode estar ao serviço de atletas profissionais, portadores de deficiência física ou idosos que necessitem de cuidados específicos, nomeadamente trabalhando em juntas de freguesia. Quando contratados por ginásios, podem optar por se especializar na área aquática, de musculação, desenvolvimento motor ou ginástica, bem como assumir a função de personal trainer.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#5 Nutricionista Desportivo

8 profissões para quem gosta de Desporto

A alimentação é um dos principais fatores que influencia a boa forma física de um atleta e a ajudá-lo nesse sentido está sempre um nutricionista desportivo. Em termos gerais, o nutricionista é o profissional que tem conhecimentos sobre a composição nutricional dos alimentos, faz a avaliação do estado nutricional do paciente, organiza planos de alimentação e dietas. Neste caso específico, desenvolver um plano de alimentação para desportistas implica ter igualmente conhecimentos de fisiologia, bioquímica do exercício, treino desportivo e das exigências nutricionais de cada atividade.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#6 Coach Desportivo


guarda redes

Se Éder não tivesse tido uma na sua vida, Portugal poderia muito bem não ser campeão da Europa. É que cada vez mais há a noção de que os atletas não precisam só treinar o físico, aperfeiçoar a técnica e estudar a tática: há que fortalecer a mente. O sucesso dos desportistas depende bastante do bom acompanhamento psicológico e do treino emocional com vista a potenciar a alta performance. O especialista em coaching desportivo ajuda-os a trabalhar o foco e concentração, a autoestima, a capacidade de superação, a traçar objetivos, a gerir a ansiedade, a lidar com a frustração ou até com a fama.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.



#7 Gestor desportivo

 

business 819293 1920


A Gestão Desportiva, como qualquer modelo de Gestão, assenta em decisões, rotinas, processos e práticas eficazes. Existe para solucionar problemas pela aplicação de teorias e ferramentas de gestão já sistematizadas em outras áreas do conhecimento, aqui adaptadas à realidade desportiva. As suas principais funções são: conceção, coordenação, operacionalização e liderança. O gestor desportivo é o responsável máximo por tudo o que se passa nas organizações desportivas. É ele que delega funções, deve ser bom comunicador e ter noções sobre áreas como Economia, Direito, Marketing, Recursos Humanos ou Relações Públicas.


Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.


 

#8 Fisioterapeuta


fisio

Quando um atleta sofre uma lesão ou está com problemas musculares, é acompanhado por um fisioterapeuta. Este entra em ação combinando atividades e modalidades terapêuticas para restaurar os atletas ao seu nível normal. A fisioterapia também garante a prevenção ou reversão de efeitos da inatividade. Tendinites, lesões dos ligamentos, contusões e distensões, entorses, luxações, fraturas, abrasões, tudo pode tratado por estes especialistas a quem cabe a responsabilidade de ajudar a restaurar a força muscular, a potência, a flexibilidade, a resistência e o equilíbrio. O seu trabalho pode ser complementado com o de massagista.